Notícias
Clínica Veterinária Universitária da Univasf recebe visita de deputado federal
Emenda participativa do parlamentar permitiu reforma do prédio e aquisição de vários equipamentos para a CVU.
O deputado Federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) fez uma visita à Clínica Veterinária Universitária (CVU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), localizada no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), na manhã da quarta-feira (19). O deputado foi recebido pela diretora da CVU, Marília Gabriele; pelo vice-diretor, Alexandre Redson; e pelo pró-reitor de Gestão e Orçamento da Universidade, Francisco Pinheiro, representando o reitor Telio Nobre Leite, que estava em missão no exterior pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).
A CVU foi contemplada com uma emenda participativa do deputado Túlio Gadêlha, por meio de consulta popular em 2022 e recebeu R$1,5 milhão em recursos para reforma do prédio e aquisição de equipamentos. Este ano, mais um projeto da Univasf, desta vez para criação do Centro Oncológico Veterinário, a ser implantado na CVU, venceu a consulta pública e receberá R$ 1 milhão em recursos pela emenda participativa do parlamentar.
Durante a passagem pela Clínica Veterinária, o deputado e sua comitiva conheceram as melhorias executadas no prédio e os equipamentos adquiridos com os recursos da primeira emenda. Também acompanharam a visita do parlamentar a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Margareth Pereira Andrade; o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do Hospital Universitário (HU-Univasf) Fernando Kursancew, que representou o superintendente Julianeli Tolentino; professores, técnicos e estudantes que atuam na CVU.
Gadêlha esteve em vários laboratórios e salas de procedimentos da unidade. Conversou com professores e estudantes sobre atividades de pesquisa e extensão realizadas na CVU e viu os equipamentos adquiridos com os recursos da primeira emenda. Além das obras de reforma, executadas entre abril e dezembro de 2024, foram adquiridos diversos equipamentos, com destaque para uma mesa cirúrgica eletrônica hidráulica e um aparelho de anestesia inalatória para grandes animais e quatro focos cirúrgicos. A relação de aquisições consta abaixo.
O professor Alexandre Redson destacou que os recursos obtidos com a primeira emenda foram de grande importância para a Univasf. “Essa verba nos possibilitou fazer toda a reforma e serviu para adquirirmos equipamentos foram alocados nos setores de grandes animais, de patologia animal, de patologia clínica e de cirurgia. Então, a participação população foi extremamente importante”, frisou.
A diretora da CVU, Marília Gabriele, disse que com essas melhorias e a implantação do Centro Oncológico Veterinário na Univasf, que será o primeiro do Nordeste, a CVU irá oferecer todo o tratamento para animais com câncer a um custo acessível. “Hoje, o processo de manipulação do medicamento quimioterápico é feito por uma farmácia externa, conforme a prescrição veterinária, e a administração do medicamento é feita na CVU. A partir da implantação do centro oncológico todo o tratamento, incluindo a manipulação do medicamento, ocorrerá na CVU, seguindo todas as diretrizes da Anvisa. A oferta desse tratamento aqui vai representar um avanço imenso para toda a região”, ressaltou Marília.
Para o deputado Túlio Gadêlha, a CVU está cumprindo sua função de formar profissionais e atender bem a população. “É um hospital que está educando os estudantes e fazendo um trabalho de extensão importantíssimo, com o atendimento a uma comunidade que não tem hoje uma estrutura, na região, de hospitais veterinários que possam dar conta do cuidado animal”, afirmou o parlamentar.
O pró-reitor Francisco Pinheiro ressaltou que os recursos obtidos a partir das emendas do deputado Túlio Gadêlha são importantes para a CVU e para a Univasf. “Neste momento de dificuldades orçamentárias que as universidades brasileiras enfrentam, esse tipo de ação participativa é muito bem-vinda e demonstra a importância da democratização da distribuição dos recursos públicos”, comentou Pinheiro.
Equipamentos adquiridos com recursos da emenda de 2022:
1 aparelho de anestesia inalatória para grandes animais (foto à direita)
4 focos cirúrgicos
1 Talha elétrica de elevação com Trolley
2 monitores multiparâmetros com capnografia para grandes animais
1 Brete móvel veterinário eletromecânico
3 troncos de contenção para cavalos
1 Empilhadeira Elétrica Tracionária Patolada
1 Leito de microplacas Elisa
1 termociplador
1 Autoclave com Capacidade mínima de 360 Litros
1 Microscópio Científico Trinocular para Campo Claro e Flourescencia Led FITC

30 microscópios científicos binocular
1 mesa cirúrgica eletrônica hidráulica para grandes animais (foto à esquerda)
4 carros de mão do tipo girica
1 analisador automático de eletrólitos
1 analisador automático de bioquímica
4 microscópios com câmera científica para microscopia
1 lavadora de roupa industrial
