Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Ciências da Natureza do Campus Senhor do Bonfim celebra 15 anos na Semana de Integração 2024.1

publicado: 05/08/2024 09h20 última modificação: 05/08/2024 09h20

No dia 3 de agosto de 2009, o curso de Ciências da Natureza do Campus Senhor do Bonfim, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), iniciou suas atividades acadêmicas. Para celebrar o 15º aniversário do curso e recepcionar os estudantes ingressantes do Período Letivo 2024.1, o Colegiado de Ciências da Natureza (CCINAT)  promoverá “A Semana de Integração 2024.1: por mais 15 primaveras”. O evento será realizado entre os dias 5 e 8 de agosto e sua programação será composta por apresentações culturais, exposição, visita guiada ao campus, minicursos e palestras. As inscrições para participação nos minicursos e palestras estão abertas até o dia do evento.

Para efetuar a inscrição, é necessário preencher um formulário no site do evento. No primeiro dia da Semana de Integração, será realizada uma apresentação cultural do Grupo de Capoeira Flecha Dourada, às 18h30, seguida da recepção aos calouros feita pelas pró-reitorias e outros setores da Univasf, às 19h. Na terça-feira (6), às 18h30, haverá a abertura da “Exposição: 15 anos de existência e evolução do curso de Ciências da Natureza”, que é composta por fotos e atividades; relato de professores que fizeram parte do curso; linha do tempo com marcos históricos do curso e exposição de cartas e livros com relatos de egressos. Neste dia, também haverá visita guiada pelos espaços do campus.

A programação segue na quarta-feira (7) com a apresentação cultural “Dança e Versos”, o minicurso “Pedagogia Anarquista - uma revolta da verdadeira educação” e a apresentação de pesquisas de graduandos e egressos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, bem como projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos no Campus Senhor do Bonfim. Para finalizar a Semana de Integração, na quinta-feira (8), a partir das 18h30, será realizado o minicurso “Como percebemos os aromas?” e, às 20h30, a palestra de encerramento “Quinze Anos: onde chegamos e para onde vamos?”.

“É sempre bom receber novos estudantes, pois são eles que asseguram que a história do curso perdurará por muito mais que 15 primaveras. É muito bonito e gratificante acompanhar esse processo, ver como os discentes chegam à Universidade e como saem”, afirma o coordenador do CCINAT, Isaac Figueredo de Freitas. Ainda segundo o docente, é importante este momento de recepção aos ingressantes para que o estudante se sinta bem-vindo. “Chegar à Universidade, para muitos estudantes, é uma conquista muito significativa e esperada durante meses ou anos. É importante que o calouro perceba que é bem-vindo, que a Universidade é um espaço de estudo qualificado e exigente, mas também um lugar para o estreitamento de relações humanas saudáveis e duradouras”, diz Freitas.