Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental tem segundo docente promovido à classe de Professor Titular

publicado: 17/08/2021 17h23 última modificação: 17/08/2021 17h23
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conta com mais um professor titular em seu quadro. O docente José Aliçandro Bezerra da Silva, do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental (Cenamb), foi aprovado para a classe de Professor Titular. Silva tornou-se o segundo docente titular do Cenamb. A sessão pública de defesa de memorial acadêmico do professor, realizada por meio da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), aconteceu no último dia 12, com transmissão pelo canal CPPD - Univasf, no YouTube.

Participaram da banca de José Aliçandro Silva os docentes Ronaldo do Nascimento, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Wagner Campos Otoni, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); e Vespasiano Borges de Paiva Neto, da Univasf; e os docentes Gustavo Maia Souza, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e Roseane Cristina Prades Trindade, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), como suplentes. Também esteve presente à defesa a presidente da CPPD da Univasf, Elenice Andrade Moraes.

Para o novo professor titular, a promoção reforça seu compromisso com a melhoria contínua de suas competências no dia a dia da docência. “A promoção significa reafirmar meu comprometimento com a Universidade em procurar fazer o melhor trabalho possível, buscar sempre melhorar quanto às atribuições e atividades de ensino, pesquisa e extensão e contribuir com a Universidade em termos de dedicação. Agora com mais equilíbrio e tranquilidade”, afirma Silva.

Além do Cenamb, Silva integra o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) e é coordenador dos Laboratórios de Microscopia e de Citologia e Fisiologia Vegetal. Agrônomo formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ele tem mestrado em Fisiologia Vegetal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); e doutorado em Biologia Vegetal, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O docente foi aprovado para a Univasf no primeiro concurso e começou a lecionar em 2005.

Em sua carreira docente, ele alcançou, até o momento, 26 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, 24 projetos de pesquisas desenvolvidos, três em fase de desenvolvimento e quatro projetos de extensão concluídos, entre outros números. “Chegar à classe de Professor Titular nos dá uma imensa satisfação e alegria e saber que ainda podemos fazer muito mais pelos alunos e pela Universidade”, diz o professor.

Esta é a segunda banca de defesa para promoção funcional à classe de Professor Titular realizada em 2021. Durante o ano passado, a CPPD realizou seis bancas de defesa para promoção à classe de Titular. Com a promoção do professor José Aliçandro Bezerra da Silva, a Univasf passa a contar com dez professores titulares em seu quadro docente.