Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Geografia da Univasf lança livro em homenagem aos 10 anos do curso

Notícias

Colegiado de Geografia da Univasf lança livro em homenagem aos 10 anos do curso

publicado: 08/01/2026 10h26 última modificação: 08/01/2026 10h26

Em homenagem aos 10 anos do curso de Geografia do Campus Senhor do Bonfim da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), celebrados em 2025, o Colegiado de Geografia lançou o livro Geografia (2015–2025): uma década de desafios e avanços no Semiárido brasileiro. A obra reúne capítulos escritos por docentes que abordam os dez primeiros anos do curso, articulando ensino, pesquisa e extensão, tendo o semiárido brasileiro como principal campo de estudo.

O livro está disponível para download gratuito no site da Editora Nova Terra. A obra é organizada pelo coordenador do Colegiado de Geografia (CGeo), o docente Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega, e pelo professor do CGeo Pedro Paulo Pinto Maia Filho. Com 306 páginas, o livro reúne 10 capítulos que abordam temas como produção social do espaço, conflitos no campo, envelhecimento, representações simbólicas, territorialidades culturais, cartografia, educação inclusiva e planejamento ambiental, sob uma perspectiva atualizada e crítica.

Escrita por docentes da Univasf e de outras instituições, a obra também propõe uma análise crítica sobre o papel da Geografia frente às transformações territoriais, sociais e ambientais observadas na última década, com ênfase nas singularidades e potencialidades do semiárido. O livro articula teoria crítica e prática, abordando desde as dinâmicas ambientais e a gestão territorial até questões de identidade, exclusão social e educação inclusiva. O conjunto dos capítulos reafirma a centralidade da ciência geográfica como instrumento para a compreensão do semiárido brasileiro, revelando o sertão para além dos estereótipos.

Nóbrega destaca que a obra funciona como um marco comemorativo dos 10 anos do curso, contribuindo para a consolidação de sua identidade na região. Segundo o professor, além de apresentar parte do trabalho desenvolvido na universidade, o livro fortalece a divulgação da atuação do Colegiado tanto na comunidade acadêmica quanto junto à população de Senhor do Bonfim. “A publicação do livro marca a coroação desses 10 anos de curso e é resultado de um esforço coletivo para comunicar a Geografia de forma mais acessível à comunidade”, afirmou.