Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Geografia da Univasf realizará seminário em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

publicado: 22/06/2023 11h21 última modificação: 22/06/2023 12h22
Nicole Muniz

Durante o mês de junho, além dos festejos juninos, é celebrado, no dia 28, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA +, que reverencia o histórico de lutas sociais em prol dos direitos e visibilidade desta comunidade. Em virtude disso, o Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará o Seminário “Vivências LGBTQIA +” no dia 4 de julho, a partir das 19h30, no auditório do Campus Senhor do Bonfim. O evento, que acontecerá em parceria com o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Geni) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Senhor do Bonfim, é gratuito e com emissão de certificado.

As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo site Even3. O seminário discutirá as experiências e reflexões que permitam a valorização das distintas orientações sexuais e identidades de gênero. Em sua programação será realizada uma mesa redonda com participantes de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, onde cada um comentará sobre suas vivências e aprendizados. Na organização do evento estão os professores do Colegiado de Geografia (CGEO) da Univasf, Sirius Oliveira Souza e Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega, e o professor Geraldo Caetano de Souza Filho do Geni do IF Baiano.

A ideia para a realização do Seminário surgiu após uma percepção da escassez de políticas afirmativas e ações de acolhimento para a comunidade LGBTQIA +. O professor Sirius Oliveira espera que o seminário auxilie no acolhimento e reconhecimento dessa comunidade interna e externa da Univasf. “O objetivo do nosso evento é reafirmar o sentimento de orgulho sobre as orientações sexuais e identidades de gênero tipicamente oprimidas, visibilizando sua presença na sociedade, sua presença na Univasf e suas reivindicações”, declara.

O mês de junho foi escolhido para celebrar a diversidade internacionalmente, após os históricos eventos e protestos ocorridos em 28 de junho de 1969, denominados a Rebelião de Stonewall, que aconteceram em Nova York (EUA). Esses acontecimentos marcaram o início do movimento em apoio à comunidade.