Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colegiado de Geografia promove debates sobre rios do semiárido e caráter ideológico dos mapas

Notícias

Colegiado de Geografia promove debates sobre rios do semiárido e caráter ideológico dos mapas

publicado: 23/07/2020 11h35 última modificação: 23/07/2020 11h35
Layla Shasta

O Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST), vinculado ao Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), promoverá nesta sexta-feira (24), a 5º edição do Webinar Nepst. A webconferência será realizada às 16h, com transmissão no canal do núcleo de estudos no YouTube, e discutirá o tema “Rios do semiárido: aspectos introdutórios”. As inscrições estão abertas e haverá emissão de certificado para os participantes.

Os interessados em participar, com obtenção de certificado, devem se inscrever através do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da Univasf. A atividade não possui limite de inscrições e, até o momento, já contabilizou 200 inscritos. A palestra será ministrada pelo pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Kleber Carvalho, especialista em relevo do semiárido, que irá abordar temáticas relacionadas às particularidades e condições específicas dos rios presentes em áreas deste clima, buscando promover maior valorização e entendimento sobre eles. No YouTube, é possível definir um lembrete para o início da transmissão.

6º Webinar Nepst ­– Além da próxima conferência do ciclo de palestras, estão abertas, através do Sistema de Gestão de Eventos (SGE), as inscrições para o 6º Webinar Nepst, que acontece no dia 14 de agosto, também às 16h.  Nesta edição, será abordado o tema "Como mentir com mapas: desvendando o caráter ideológico dos mapas" e contará com a presença do professor do departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Lindon Matias. A palestra vai falar sobre a importância do entendimento da cartografia para a democratização do saber e como os mapas foram e são utilizados como instrumentos de poder.

Parceria entre o Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais da Univasf, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais e o Núcleo de Estudos Geográficos da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), o Webinar Nepst é uma ação de periodicidade quinzenal, que possui o objetivo de proporcionar momentos de reflexão e aprendizado com pesquisadores renomados da Geografia, num ambiente democrático e colaborativo de aprendizagem para toda a comunidade. Mais informações sobre o projeto e os próximos seminários podem ser encontradas no Instagram do Nepst.

registrado em: , , ,