Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colônia de Férias Ceminha está com inscrições abertas para crianças de 8 a 12 anos

publicado: 21/12/2021 14h58 última modificação: 21/12/2021 15h57
Júlia R. Mendes

Proporcionar momentos divertidos de conhecimento sobre a fauna da caatinga para o público infantil. Esse é o intuito da Colônia de Férias Ceminha, promovida pelo Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Nesta edição, são disponibilizadas 20 vagas, divididas em duas turmas com dez crianças de 8 a 12 anos. A colônia será realizada nos períodos de 10 a 14 de janeiro e 17 a 21 de janeiro, das 8h às 11h30, nas instalações do Cemafauna, localizado no Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE). As inscrições podem ser realizadas até 31 de dezembro.

Os interessados devem acessar o site do evento para efetuar as inscrições. No ato da inscrição será cobrada uma taxa de R$ 180,00. As crianças irão receber um kit didático com mochila, camiseta, boné, caneta e bloquinho de anotações, além de lanche e transporte gratuito, que sairá às 7h30 do Campus Sede da Univasf e retornará às 12h ao mesmo local. A programação conta com observação de aves, cuidado com filhotes, estudo de abelhas nativas, manejo de animais silvestres em cativeiro e muito mais. As atividades terão o acompanhamento de monitores.

Cada dia contará com uma atividade voltada para um grupo, como Mastofauna, Ornitofauna, Herpetofauna, Entomofauna, Ictiofauna, atividades nos laboratórios e Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS). Karelly Menezes, que faz parte da equipe administrativa do Cemafauna e da organização da Ceminha, conta que a iniciativa contribui para conscientizar os participantes sobre a preservação do meio ambiente e a relevância da fauna da caatinga. “Nós falamos sobre tráfico de animais silvestres, que eles devem viver livres em seu habitat natural e não em gaiolas. Apresentamos também a relação dos animais com nosso bioma caatinga”, pontua.

Esta é quinta edição da Colônia de Férias Ceminha. A última foi realizada em 2020, antes da pandemia de Covid-19. Nesta nova edição, em virtude da pandemia, todos os participantes deverão usar máscara durante as atividades. Mais informações podem ser encontradas no site do Cemafauna.