Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Começa amanhã (25) o I Encontro de Divulgação Científica do Semiárido, em Senhor do Bonfim (BA)

publicado: 24/07/2019 13h52 última modificação: 24/07/2019 13h52
Layla Shasta

Popularizar a ciência entre a comunidade Bonfinense. Este é o objetivo do 1º Encontro de Divulgação Científica do Semiárido (ENDICIS), que acontece no Campus Senhor do Bonfim (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), entre os dias 25 e 27 de julho. Promovido pelos Colegiados de Ciências da Natureza e de Ecologia da Univasf, o evento é aberto a todo o público interessado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o último dia do Encontro. Será possível submeter trabalhos, para serem expostos no evento, até esta mesma data.

As inscrições e submissões de trabalhos devem ser realizadas em conjunto, através do Sistema de Gestão de Eventos. Os banners das obras submetidas serão exibidos no hall de entrada da Univasf. A cerimônia de abertura do evento irá acontecer no auditório do Campus Senhor do Bonfim, às 18h30. Na ocasião, será ministrada uma mesa-redonda com o coordenador do Espaço de Arte, Ciência e Cultura da Univasf, Marco Aurélio Gallo de França; a coordenadora do Espaço Ciência Micológica da UNEB, Campus VII, Thaís Feijó; e a coordenadora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Senhor do Bonfim, Janair Torres Borges. Vai acontecer, também, uma exposição fotográfica e apresentação de painéis.

A programação vai contar, ainda, com as seguintes oficinas: astronomia; divulgação científica; teatro científico; holística; e maquetes em geociências. Além disso, haverá palestras, atrações culturais, visitas aos laboratórios de física, química e biologia e diversas exposições (fotográficas; de divulgação científica; de Biologia; Química; Física; e Interatividade). A lista completa de atividades e horários do evento está disponível no site do ENDICIS.

Segundo a professora do Colegiado de Ciências da Natureza, Leonésia Leando Pereira, o evento busca divulgar e popularizar o conhecimento científico. “Queremos mostrar o que fazemos na Universidade e a importância desta para a sociedade. Também é nosso objetivo contribuir para a alfabetização científica do público participante”, afirma.