Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Computação Cognitiva será tema de palestra na Univasf

Computação Cognitiva será tema de palestra na Univasf

publicado: 07/04/2017 11h50 última modificação: 07/04/2017 11h50
João Pedro Ramalho

Uma palestra sobre o tema “Computação Cognitiva e IBM Watson” será promovida pelo Ramo Estudantil do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento será realizado no dia 3 de maio, das 19h às 21h, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA). A palestra será ministrada pelo engenheiro cognitivo da IBM, Franklin Lindemberg Guimarães, que discutirá a história da computação cognitiva relacionada ao Watson, sistema desenvolvido pela IBM que possibilita novas relações entre seres humanos e computadores. As inscrições são gratuitas e estão abertas a toda a comunidade.

Para se inscrever é necessário preencher o formulário online. Os interessados devem levar um quilo de alimento não perecível, para ser entregue na entrada do evento. Ainda estão disponíveis, para a palestra, aproximadamente 30 vagas de um total de 80.

A palestra será seguida de uma atividade prática, que acontecerá no dia 4 de maio, no Laboratório de Computação, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Nesse momento, os participantes aprenderão a utilizar os aplicativos disponibilizados pelo IBM Watson. Os interessados em participar da sessão prática precisam ter conhecimento de programação, especialmente da plataforma Node.js, e de API REST, e, preferencialmente, levar um computador com permissão de administrador e acesso à internet. Para esta atividade, há 20 vagas, que serão preenchidas após a análise dos requisitos exigidos pela organização.

De acordo com o estudante de Engenharia Elétrica da Univasf e membro do IEEE, Uilmo Carneiro, a computação cognitiva está ligada à quarta revolução industrial, tendo impacto em diversas áreas das tecnologias, saúde, administração, entre outras. “Trouxemos esse debate para a Univasf porque a computação cognitiva é uma grande inovação, e o IEEE tem como missão promover a inovação tecnológica e excelência para o benefício da humanidade”, afirmou ele.

IEEE – O Ramo Estudantil do IEEE existe na Univasf desde junho de 2013 e conta atualmente com 12 membros. O grupo já promoveu diversos eventos, palestras e debates, e organizou em 2015 um evento envolvendo estudantes de toda a região Nordeste, o “Domingo dos Ramos”. Para Uilmo Carneiro, as ações do ramo juazeirense do IEEE têm o papel de melhorar a formação dos estudantes de Engenharia Elétrica da Univasf. “Temos ajudado os estudantes a desenvolver habilidades como liderança, organização, comprometimento e habilidades técnicas, entre outras. Tudo isso através do trabalho voluntário”, declarou ele.