Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade acadêmica comemora 15 anos do curso de Psicologia da Univasf

Comunidade acadêmica comemora 15 anos do curso de Psicologia da Univasf

publicado: 02/10/2019 14h10 última modificação: 02/10/2019 14h10
Beatriz Granja

A programação aconteceu no auditório da biblioteca do Campus Sede. Foto: Juciane Aleixo

Em comemoração aos 15 anos de atividades do curso de Psicologia, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) celebrou, ontem (1), no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE), a trajetória do curso. Além de comemorar o aniversário, a cerimônia debateu sobre a situação psicológica social na região e no Brasil. O evento contou com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima, do vice-reitor Telio Nobre Leite, de egressos, professores, servidores e estudantes da Univasf.

A solenidade iniciou às 8h com o discurso do reitor Julianeli Tolentino, que destacou da importância do curso para a região, o único do Submédio São Francisco a ser ofertado por uma universidade pública. “O curso de Psicologia da Univasf é uma das maiores referências que nós temos devido à qualidade de ensino”, frisou o reitor.

Em seguida, o músico Dalmo Funchal realizou a apresentação cultural para dar início às discussões da mesa de abertura. Participaram da mesa o vice-reitor, Telio Nobre Leite; a pró-reitora de Ensino, Monica Tomé; o coordenador do curso, Alexandre Barreto; a professora e coordenadora do Mestrado em Psicologia, Carla Fernanda Rodrigues; a professora e coordenadora do CEPPSI, Shirley Macedo; e a professora Bárbara Cabral.

Na ocasião, a primeira coordenadora do curso, professora Elzenita Abreu, foi homenageada pelos docentes e estudantes. Ela recordou os obstáculos que o curso enfrentou. “No início, não tínhamos a sede e nem todos os docentes, mas com o tempo o curso criou corpo e vencemos essa batalha”, destacou.

Elzenita ressaltou o empenho da instituição na formação de profissionais qualificados. “A chegada do curso de Psicologia atendeu as expectativas da comunidade e foi um ganho para todos. Tantos alunos formados e profissionais trabalhando. Isso é uma alegria muito grande e se deve a todo o empenho do corpo docente e da instituição”, disse.

De acordo com o professor Alexandre Barreto, o curso já formou 529 estudantes, com uma taxa de 70% de conclusão, e com mais de 300 projetos de extensão desenvolvidos com a sociedade. Segundo ele, os dados só afirmam a importância do curso. “Hoje, a nossa profissão está cada vez mais requisitada, em diversos âmbitos da educação, na saúde e em políticas sociais diversas. De um modo geral, a nossa profissão ganha cada vez mais espaço”, afirmou.

Da cidade de Cabrobó (PE), a estudante Alice Mororó diz que poder estudar numa universidade federal é uma chance para a população da região ter acesso a um ensino gratuito e de qualidade. “Minha família e eu vimos a Univasf como uma oportunidade de ter um ensino público de qualidade, já que jamais poderíamos pagar por uma faculdade particular”, frisou a estudante do 7º período de Psicologia.

Ainda durante a manhã houve uma conferência com a professora Mônica Lima, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que discutiu o tema “O Compromisso Social da Psicologia”. Já no período da tarde, aconteceu uma mesa com a presença das egressas do curso Thaís Soares, Jonalva Paranã e Vanessa Novaes. Elas falaram sobre sua atuação como psicólogas no Vale do São Francisco. Para encerrar os ciclos de debates, uma mesa redonda que discutiu o tema “Egressos: Experiências e Desafios no ingresso e a Estruturação da Atuação Profissional em Diferentes campos de Atuação no Vale do São Francisco”.

registrado em: ,