Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coneevasf discute perspectivas futuras para área de Engenharia Elétrica

Coneevasf discute perspectivas futuras para área de Engenharia Elétrica

publicado: 21/06/2018 15h03 última modificação: 22/06/2018 15h39
Jaislane Ribeiro
Exibir carrossel de imagens Arquivo da Organização Solenidade de abertura do 1º Coneevasf, no Complexo Multieventos.

Solenidade de abertura do 1º Coneevasf, no Complexo Multieventos.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está realizando o 1º Congresso de Engenharia Elétrica do Vale do São Francisco (Coneevasf). Com o tema “Os Rumos da Engenharia Elétrica”, o evento começou na última quarta-feira (19), no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), com mais de 200 estudantes das diversas áreas da Engenharia. A programação de hoje (21) iniciou com apresentação de trabalhos e realização de mesas redondas. O evento é promovido pelos estudantes de Engenharia Elétrica com o apoio do colegiado do curso.

Na manhã de hoje, os estudantes apresentaram trabalhos nas modalidades de artigo científico, projeto interdisciplinar e projetos de tema livre. Ainda pela manhã, foram realizadas duas mesas redondas. O tema “Rumos da Engenharia Elétrica e Potencial Energético do Vale do São Francisco” foi discutido pelos professores do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) Edmar Nascimento, Adeon Pinto e Helinando Oliveira. A outra mesa debateu “Empreendedorismo e o Mercado de Trabalho para o Profissional de Engenharia Elétrica” e contou com a participação do professor do Cenel Antônio de Almeida, do egresso do curso Diocleciano Gomes e do discente José Paulo Flaibam.

À tarde, acontecem visitas técnicas a algumas empresas da região. O encerramento do evento será com uma apresentação musical do grupo Outrio. Entre os assuntos mais discutidos durante o Coneevasf, esteve o potencial energético do Vale do São Francisco. De acordo com a comissão organizadora, a palestra de abertura sobre “Desenvolvimento de Projetos de Energia Eólica”, ministrada pelo engenheiro Eduardo Oertli, foi um dos momentos mais esperados pelos congressistas.

Durante o evento, os estudantes apresentaram seus projetos de pesquisa e extensão, entre eles Gislenon Soares, do 6º período de Engenharia Elétrica, que apresentou a pesquisa “Micro geração de energia elétrica através dos canais de irrigação de Petrolina e Juazeiro”. A ideia é usar a velocidade da água, aproveitando energia para cinética e transformar em eletricidade.

Pela primeira vez, a estudante do 2º período de Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC-Petrolina) Rafaela Pereira participa de um evento da área, fora da sua instituição. “Eu estou gostando. A organização está desempenhando sua função muito bem. As palestras são interessantes, porque além de agregar informações ao meu conhecimento, consegui perceber as diversas áreas em que posso atuar futuramente”, disse.

De acordo com Audenor Júnior, que faz parte da comissão organizadora do Coneevasf, o evento é uma oportunidade de unir estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica da região, professores e profissionais da área para discutir temas relevantes. “O congresso também é uma oportunidade para os alunos direcionarem sua formação. Estamos oferecendo vários ramos da Engenharia, acredito que o evento está sendo satisfatório”, destacou.

O evento é uma iniciativa dos estudantes de Engenharia Elétrica da Univasf, através da Força Elétrica, formada através da junção de três entidades: IEEE/Ramo Univasf Organização Internacional de Engenharia Elétrica, a empresa Júnior Energize Jr. e o Diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica da Univasf (DAEE). O Coneevasf conta ainda com apoio do Cenel e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).