Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação será realizada em Pernambuco com programação em Petrolina

publicado: 28/11/2023 09h57 última modificação: 28/11/2023 09h57

Será realizada desta quarta-feira (29) até sexta-feira (1º) a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com diversas instituições, dentre elas, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A programação será sediada nas cidades do Recife, Caruaru e Petrolina. O objetivo do evento é articular o Sistema Estadual de CT&I em torno de debates que influenciem na formulação de políticas públicas voltadas ao setor científico, tecnológico e de inovação. Em Petrolina, a Conferência acontece nesta sexta-feira (1º), a partir das 8h, no Auditório do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). As inscrições para participação no evento estão abertas e são gratuitas.

Os interessados podem se inscrever até o dia da conferência através do site Sympla. Podem participar estudantes, professores, empresários e a população em geral. As atividades em Petrolina abordarão quatro eixos: Tecnologia Agrícola; Pós-graduação no Semiárido Brasileiro; Ciência sertaneja e Inovação e Transferência de Tecnologia no Vale do São Francisco. Pela manhã serão realizadas as mesas: “Tecnologias para a Agricultura no Semiárido”, com participação do professor do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf Daniel dos Santos Costa; e “Excelência e Internacionalização da Pós-graduação no Vale do São Francisco: Desafios”, que tem como convidada a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Helena Matos.

Já pela tarde, a partir das 13h30, serão discutidos os seguintes temas: “Imersão Científica no Semiárido – o Potencial do Regionalismo”, tendo como participante o professor do Colegiado de Engenharia Elétrica Helinando Pequeno de Oliveira e como moderador o docente do Colegiado de Farmácia Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida; e “Inovação e Transferência de Tecnologia no Vale do São Francisco”, com participação da diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Univasf, Cátia Valéria dos Santos Passos Brito, e moderação do professor do Colegiado de Engenharia de Produção Thiago Magalhães.

O evento será finalizado com a realização de uma oficina para a construção de propostas em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Governo do Estado, com foco na realidade e potencialidade do semiárido pernambucano baseado nos eixos “Ciência e Difusão do Conhecimento”, Desafios em Tecnologia e Fronteira do Conhecimento” e “Inovação e Competitividade Territorial”. O professor Helinando Pequeno de Oliveira, que representa a Univasf na organização da Conferência, destaca a importância deste momento de debate. “O evento é fundamental para pensar o futuro da ciência em Pernambuco. Depois de 13 anos voltamos a ter a oportunidade de construir participativamente as estratégias de desenvolvimento de nosso Estado”, ressalta.

A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação integra a V Conferência Nacional de CT&I, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e visa oportunizar a integração da comunidade geral e científica em um ambiente de diálogo propositivo. Os temas norteadores da conferência estadual de Pernambuco são “Recuperação, Expansão e Consolidação do Sistema de CT&I”; “Reindustrialização em Novas Bases e Apoio à Inovação”; CT&I para Programas e Projetos Estratégicos”; e “CT&I para o Desenvolvimento Social”.

O evento é promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e pela Usina Pernambucana de Inovação. Mais informações podem ser encontradas no site da Conferência.

registrado em: , , ,