Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Universitário aprova concessão de títulos de Doutor “Honoris Causa” a Niède Guidon e Luís Inácio Lula da Silva

publicado: 04/10/2017 14h55 última modificação: 12/03/2018 16h45
Renata Freitas

O Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aprovou na última Sessão Ordinária, realizada na sexta-feira (29), a concessão de dois títulos Doutor “Honoris Causa”. Serão homenageados com o título de honra a arqueóloga e fundadora da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), Niède Guidon, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O pedido da concessão do título a Niède Guidon foi apresentado pelos servidores técnico-administrativos em educação Jarbas Amarante, Patrícia Mariano e Célia de Souza. A arqueóloga brasileira, entre outros feitos, é a responsável pela criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, que batiza o Campus da Univasf, localizado na cidade de São Raimundo Nonato (PI).

Os professores João Alves do Nascimento Junior e Lino Marcos da Silva apresentaram ao Conuni a proposta de concessão do título ao ex-presidente Lula. A proposta teve por base as contribuições do ex-presidente à interiorização do ensino superior no Brasil e à consolidação da Univasf. A data da entrega dos títulos aos homenageados ainda será marcada.

A concessão do título de Doutor “Honoris Causa” na Univasf é regulamentada pela Resolução Nº 4/2016 do Conuni, que estabelece os critérios para a homenagem. De acordo com a Resolução, o título pode ser concedido “a personalidades nacionais ou estrangeiras, não pertencentes à Univasf, que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras, artes ou cultura e aos que tenham beneficiado de forma excepcional à humanidade, ao país, ou prestado relevantes serviços à Universidade”. A outorga do título Doutor “Honoris Causa” será certificada por diploma.

registrado em: