Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Universitário da Univasf aprova Projeto Pedagógico do Curso de Cinema e Audiovisual

Notícias

Conselho Universitário da Univasf aprova Projeto Pedagógico do Curso de Cinema e Audiovisual

publicado: 06/11/2025 11h19 última modificação: 06/11/2025 11h57

O Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aprovou, na última sexta-feira (31), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Cinema e Audiovisual para o Campus Senhor do Bonfim (BA). O documento foi elaborado por uma comissão composta por docentes e técnicos da Univasf. Para que o curso seja efetivamente implantado, ainda será necessário cumprir outras etapas.

A comissão responsável foi presidida pelo diretor de Arte, Cultura e Ações Comunitárias, Thiê Gomes, tendo como vice-presidente o professor do Colegiado de Artes Visuais, Francisco Gabriel Rêgo. Também integraram a comissão o professor do Colegiado de Geografia, Pedro Maia, o professor do Colegiado de Artes Visuais, Fluvio Torres Flores, a professora do Colegiado de Ciências da Natureza, Leticia Maria de Oliveira, e o professor do curso de Teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Reginaldo Carvalho.

O curso foi concebido de forma coletiva e interdisciplinar. O resultado desse trabalho é um PPC que reflete a integração entre arte, técnica, reflexão crítica e compromisso social, pilares centrais da proposta. Com carga horária total de 2.600 horas, distribuídas em oito semestres (quatro anos), o curso de Cinema e Audiovisual está estruturado em cinco eixos temáticos que orientam a formação dos estudantes: Realização e Produção, Teoria, Análise, História e Crítica, Linguagens, Economia e Política, e Artes e Humanidades. Esses eixos abrangem desde as etapas práticas da criação audiovisual até discussões teóricas, estéticas, políticas e econômicas do setor.

O perfil do egresso é de um profissional preparado para atuar em diversas dimensões da área, da arte e técnica à gestão e crítica cinematográfica, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Cinema e Audiovisual. “O curso irá oferecer uma formação ampla, integrada e interdisciplinar, capaz de preparar profissionais para pensar, criar e atuar de maneira crítica e inovadora no campo audiovisual contemporâneo”, destaca Thiê Gomes.

Para Gomes, a aprovação do curso representa um marco histórico para o Piemonte Norte do Itapicuru, região onde a Univasf mantém um de seus campi. “A concretização deste curso será uma revolução histórica para toda a região. Trazer o cinema para o sertão é dar vazão às nossas histórias, às nossas sensibilidades, às nossas formas de existir através dessa arte tão poderosa e transformadora”, afirma.

Ele ressalta ainda que o curso contribuirá para fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual regional e ampliar o alcance das manifestações culturais locais. “O cinema envolve o teatro, a fotografia, a construção de narrativas, entre outras expressões. Estamos falando do fortalecimento da identidade cultural de um povo, principalmente da região do Piemonte Norte do Itapicuru”, acrescenta.

O processo envolveu várias etapas e durou cerca de um ano. Primeiro ele passou pelo Departamento de Extensão da Proex, depois pela Coordenação Pedagógica da Proen, até chegar à versão final. A versão final seguiu para a Câmara de Ensino, que o aprovou e enviou para o Conuni.

Após a aprovação do PPC, os próximos passos envolvem as etapas estruturais para viabilizar a implantação do curso. “Agora vem o essencial: estrutura e recursos humanos. Para que o curso saia do papel e vire realidade, precisamos de salas de projeção, laboratórios e equipamentos. Além disso, é necessária a criação de códigos de vaga para a formação do corpo docente”, explica Gomes.