Você está aqui: Página Inicial > Notícias > COnVIDe Univasf discutirá Educação e pandemia na live que acontecerá hoje (10)

COnVIDe Univasf discutirá Educação e pandemia na live que acontecerá hoje (10)

publicado: 10/07/2020 10h21 última modificação: 10/07/2020 13h48
Gersica Brito

Educação e pandemia: desconstrução e reinvenção do ensino. É com esta temática que acontecerá hoje (10) mais uma edição do projeto COnVIDe Univasf. Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do programa Proex em Ação, o COnVIDe visa contribuir para a divulgação científica de temas relevantes por meio de lives no YouTube. A edição de hoje acontecerá a partir das 19h.

A live contará com duas convidadas, as professoras Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira e Gisele Soares Lemos Shaw, do Colegiado de Ciências da Natureza, do Campus Senhor do Bonfim. O debate será mediado professora do Colegiado de Ciências Biológicas, Liliane Gallindo Dantas, uma das coordenadoras do projeto COnVIDe.

A professora Liliane Dantas diz que a live será como um bate-papo, no qual os participantes poderão, desde o início, colocar suas dúvidas através do chat do canal. Entre os assuntos que serão abordados destacam-se como a educação se desconstruiu e reconstruiu várias vezes ao longo da história, principalmente no ensino de Ciências, e como nessa pandemia os educadores, pais e alunos podem agir para tornar a realidade atual mais leve.

A professora Jocilene Gordiano ressalta que abordará este viés histórico articulado com o contexto atual. “Crianças aprendendo com seus pais, em casa, é mais que uma desconstrução, é uma volta ao passado?”, questiona. Ela enfatiza que o ensino tem um novo símbolo a cada época, assim como a função do professor, e é esse viés que ela irá tratar durante o COnVIDe.

A partir disso, as professoras pretendem discutir estratégias pedagógicas que colaborem na melhor qualidade de vida de crianças, pais e educadores. “Acredito que muitos pais, como eu, não se sentem preparados para lidar com a tarefa de fazer a educação formal acontecer em casa. Essa live pode ajudar muito, não apenas na compreensão de que o ensino todo está tendo que se reinventar, como dar dicas de como podemos fazer isso com mais leveza”, finaliza Liliane.