Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CPA da Univasf realiza processo de Avaliação dos Docentes pelos discentes e pelos pares

publicado: 16/04/2021 11h50 última modificação: 16/04/2021 11h50
Renata Freitas

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Vale do Vale do São Francisco (Univasf) deu início à avaliação do desempenho dos docentes no período letivo suplementar 2020.3. A avaliação é feita pelos discentes, que avaliam os professores com quem fizeram disciplinas durante o semestre suplementar, e pelos próprios docentes, que avaliam seus pares de Colegiado Acadêmico. O processo avaliativo estará aberto até 19 de junho, quando se encerra o atual semestre letivo.

As avaliações da CPA  são realizadas por meio de questionário on-line. Na avaliação dos discentes, os estudantes devem avaliar o desempenho dos professores de cada disciplina na qual estiveram matriculados no semestre 2020.3 observando questões como didática, postura durante as aulas e formas de avaliação. Já a avaliação dos docentes pelos seus pares envolve projetos de pesquisa e extensão, atividades administrativas, postura ética e profissional dos professores lotados no mesmo Colegiado.

A participação no processo de avaliação é voluntária e as informações são enviadas de forma anônima. A Avaliação Docente é realizada a cada semestre letivo e tem como objetivo acompanhar o desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão na Univasf. Os resultados da avaliação são encaminhados aos Colegiados para discussão de possíveis demandas e enviados à Reitoria a fim de que as demandas sejam analisadas.

Os dados obtidos a partir da Avaliação Docente também contribuem, junto com as informações da Autoavaliação Institucional Anual, para a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional, que é realizado todos os anos pela CPA e enviado ao Ministério da Educação (MEC). Todos os relatórios da CPA estão disponíveis no site da Comissão.