Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CPA lança avaliação dos docentes pelos discentes e pelos pares referente ao período 2021.2

publicado: 19/10/2022 11h44 última modificação: 19/10/2022 11h44
Renata Freitas

Card contendo a foto do pórtico da Univasf do Campus Sede, mostra a Reitoria ao fundo. Em película translúcida na cor branca sobre a imagem, está escrito no alto à esquerda e na cor azul escuro “Avaliação do Semestre Acadêmico” e à direita “2021.2”. Abaixo, em destaque num retângulo branco, à direita, consta: “Avaliação de docentes por discentes” e “Avaliação de docentes pelos pares”, ambos na cor azul escuro. No canto direito, uma imagem simula uma página sendo virada com a informação: “As avaliações ficarão disponíveis até o início do semestre 2022.2”. No canto esquerdo do card, a logo da Univasf com o nome do setor escrito embaixo: Comissão Própria de Avaliação.Está aberto o processo de avaliação de desempenho dos docentes da Universidade Federal do Vale do Vale do São Francisco (Univasf) relativo ao período letivo 2021.2. O processo avaliativo é promovido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) por meio de formulário on-line. O questionário estará disponível para preenchimento até o início do semestre 2022.2. Podem participar discentes, que avaliam os professores com quem cursaram disciplinas durante o semestre em análise, e os próprios docentes, que avaliam seus pares de Colegiado Acadêmico.

Na avaliação dos discentes, os estudantes devem analisar o desempenho dos professores de cada disciplina na qual estiveram matriculados no semestre 2021.2, observando questões como didática, postura durante as aulas e formas de avaliação. Já a avaliação dos docentes pelos pares envolve projetos de pesquisa e extensão, atividades administrativas, postura ética e profissional dos professores lotados no mesmo Colegiado. A participação no processo de avaliação 2021.2 é voluntária e as informações são enviadas de forma anônima.

A Avaliação Docente é realizada a cada semestre letivo e tem como objetivo acompanhar o desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão na Univasf. Os resultados da avaliação são encaminhados aos Colegiados para discussão de possíveis demandas e enviados à Reitoria a fim de que as demandas sejam analisadas.

Os dados obtidos a partir da Avaliação Docente também contribuem, junto com as informações da Autoavaliação Institucional Anual, para a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional, que é realizado todos os anos pela CPA e enviado ao Ministério da Educação (MEC). Todos os relatórios da CPA estão disponíveis no site da Comissão.