Notícias
Criação de Consórcio de Mobilidade Urbana é tema de pesquisa realizada na Univasf
O consórcio é resultado de pesquisa realizada por Júlio Cezar Ramos, durante o mestrado.
Criar um Consórcio Interfederativo de Mobilidade Urbana para gerir o sistema de transporte público da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride), Polo Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Este foi o objetivo da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap), oferecido na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A proposta foi apresentada, na última sexta-feira (3), pelo mestrando Júlio Cezar Ramos, durante sua defesa de dissertação. A apresentação aconteceu no Auditório da Biblioteca da Univasf, onde também ocorreu, logo após a defesa, uma roda de conversa sobre o tema apresentado.
O Consórcio Interfederativo de Mobilidade Urbana, resultado da pesquisa de Ramos, visa unir e tornar mais efetiva a gestão do transporte público dos municípios pertencentes à Ride, que são: Casa Nova (BA), Curaçá (BA), Juazeiro (BA), Lagoa Grande (PE), Orocó (PE), Petrolina (PE), Santa Maria da Boa Vista (PE) e Sobradinho (BA).
Entre os benefícios apresentados destacam-se a otimização dos custos, profissionalização dos transportadores, possibilidade de integração tarifária e possibilidade de redução dos valores das passagens, que beneficiariam os entes federativos, transportadores e usuários. Estavam presentes na roda de conversa o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima; o pró-reitor de Assistência Estudantil da Univasf, Clébio Pereira; o Prefeito Municipal de Sobradinho, Luiz Vicente Berti; e o mestrando, Júlio Cezar Ramos.
Alguns encaminhamentos foram traçados durante a roda de conversa. Dentre eles, destacam-se o agendamento de reuniões com outros prefeitos da Ride, envio da dissertação para os Ministérios Públicos Federais e Estaduais da Bahia e de Pernambuco e realização de palestras e cursos sobre o assunto para a sociedade. Todos os encaminhamentos foram pensados com o objetivo de realizar Audiências Públicas e tornar possível a implantação da proposta.
Julianeli Tolentino destacou a importância da oportunidade de discussão do tema. “Para a Univasf é importante ouvir a proposta, é uma alternativa para que possamos provocar os dirigentes e fazer com que seja desenvolvida uma nova proposta em cima dessa, apresentada por Júlio, e assim termos a viabilidade de melhoria no transporte entre os municípios e principalmente entre os nossos campi”, disse o reitor da Univasf.
Ramos pretende, nos próximos passos de sua pesquisa, expandir os resultados para outras regiões e dar continuidade ao seu trabalho. “Vou buscar disseminar os conhecimentos adquiridos na Ride, em outras regiões do país com interesses em comum, como a Ride do Distrito Federal. Além disso, trabalhar no pré-projeto para um doutorado em Administração Pública”, comentou.