Notícias
Curso de Ecologia da Univasf celebra 10 anos com a III Semana de Ecologia e Meio Ambiente
O Curso de Ecologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) completa 10 anos de criação em 2025. Para marcar a data, será realizada a III Semana de Ecologia e Meio Ambiente (SEMA), de 29 de setembro a 2 de outubro, no Campus Senhor do Bonfim, reunindo atividades acadêmicas, culturais e educativas. O evento também celebra o Dia do Ecólogo, comemorado nacionalmente em 4 de outubro. Com o tema “Raízes no sertão, Ramos para o mundo: Ciência, Resistência e Transformação”, a III SEMA propõe refletir sobre os caminhos da ciência no contexto regional e sua projeção em escala global.
A programação contará com mesas-redondas, palestras, minicursos e oficinas. No primeiro dia do evento, 29 de setembro, das 13h30 às 15h30, no Auditório do Campus Senhor do Bonfim, será realizada a mesa-redonda “10 anos do curso de Ecologia na Univasf: Histórico e perspectivas”, que terá a participação do reitor Telio Nobre Leite e dos professores Airton de Deus Cysneiros Cavalcanti, coordenador do Colegiado de Ecologia (Ceco), e Renato Garcia Rodrigues, coordenador do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Univasf.
Uma das novidades deste ano será o I Seminha, evento paralelo voltado ao público infantil, que acontecerá no dia 30 e contará com jogos pedagógicos, oficinas de brinquedos e mostra de vídeos. Aberto ao público e totalmente gratuito, o I Seminha integra a programação como um espaço de aprendizado lúdico e interativo.
No dia 1º de outubro, a programação prossegue com a palestra “Por que fazer Ecologia?”, das 13h30 às 14h, no Auditório da Univasf, seguida da mesa-redonda “Áreas de atuação do Ecólogo”, das 14h às 17h. Já no dia 2 de outubro, às 13h30, será realizada a palestra “Escolhas que Transformam: o nosso papel na sustentabilidade e na cultura ESG”. Em seguida, das 14h30 às 17h, a mesa-redonda “Ecologia no semiárido: ciência, resistência e transformação” encerrará as atividades da III SEMA. Durante todo o evento, o público também poderá visitar os stands de artes, artesanatos, crochês, ecobags, pedras e divulgação científica, instalados no hall de entrada do Campus Senhor do Bonfim.
Segundo a professora do Ceco Lais Feitosa Machado, presidente da comissão organizadora da III SEMA, o evento tem como objetivo não apenas celebrar a trajetória do curso de Ecologia, mas também promover reflexões sobre questões ambientais no semiárido. “Pretende-se fomentar debates sobre questões ecológicas e ambientais na região e discutir os avanços científicos na área”, destacou.
Para a docente, celebrar os 10 anos do curso significa também reafirmar sua relevância social. “Essa marca representa resistência, impacto social e científico, evidenciando como a universidade e o curso de Ecologia se tornaram parte essencial do desenvolvimento e da valorização do Sertão baiano”, ressaltou.
Todas as informações sobre a III Semana de Ecologia e Meio Ambiente estão disponíveis no site do evento.
