Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Enfermagem da Univasf é acreditado pelo Sistema Arcu-Sul por sua qualidade acadêmica

publicado: 27/06/2024 17h40 última modificação: 27/06/2024 17h40

O curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi acreditado em processo de avaliação de qualidade acadêmica do Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). O curso da Univasf é o primeiro da área de Enfermagem no Nordeste a ser acreditado pelo Arcu-Sul, mecanismo de acreditação educacional que reúne os países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Além de validar a qualidade da formação acadêmica em Enfermagem oferecida pela Univasf, os estudantes formados pelo curso passam a contar com alguns benefícios em virtude da acreditação, no âmbito dos países que integram o Sistema Arcu-Sul. Entre eles, destaca-se a tramitação documental simplificada para revalidação do diploma nos países participantes. A acreditação de Enfermagem pelo Arcu-sul irá vigorar até junho de 2030.

O processo avaliativo começou em julho de 2023, com a submissão do curso ao Edital Inep Nº 35/2023 para candidaturas de graduações na avaliação. Em dezembro, o Colegiado de Enfermagem (Cenf) recebeu os representantes do comitê de pares avaliadores do Arcu-Sul e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realizar a avaliação in loco. O Sistema Arcu-Sul tem como objetivo dar garantia pública, na região do Mercosul e dos estados associados, dos níveis de qualidade acadêmicos e científicos de cursos de graduação dos países participantes.

Ofertado no Campus Sede, em Petrolina (PE), o curso de Enfermagem possui conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes. O curso tem a finalidade de oferecer aos discentes uma formação alinhada às necessidades do mercado de trabalho e da sociedade. A graduação, um dos cursos criados junto com a Univasf, que completa 20 anos esse ano, tem cinco anos de duração e disponibiliza anualmente 40 vagas para o ingresso de novos estudantes. O quadro docente de Enfermagem conta com 32 professores e, atualmente, o curso tem 140 estudantes matriculados. Nesses quase 20 anos de atividades, 272 enfermeiros foram formados pela Univasf.

O coordenador do Cenf, Gyllyandeson Delmondes, ressalta que a acreditação pelo Arcu-Sul traz outros benefícios, entre os quais a ampliação do reconhecimento internacional e o fortalecimento da confiança da comunidade na formação oferecida pelo curso. Também contribui para elevar a posição institucional da Univasf, ao fomentar parcerias, melhorando a empregabilidade dos egressos e atraindo mais recursos.

“A importância do curso de Enfermagem vai além dos limites da Universidade, pois desempenha papéis cruciais, tanto internamente quanto externamente. Internamente, oferecemos uma formação focada no Sistema Único de Saúde (SUS), que prepara nossos estudantes para enfrentar desafios profissionais e acadêmicos em um contexto contemporâneo fundamentado em evidências científicas. E externamente, especialmente no Vale do São Francisco, contribuímos significativamente para a saúde da comunidade ao capacitar profissionais que melhoram a qualidade de vida das pessoas na região e em outras localidades”, destaca o coordenador.

Para o pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro, o reconhecimento de Enfermagem no Sistema Arcu-Sul elevou a Univasf internacionalmente e deu prestígio ao curso, o que irá ampliar as oportunidades em relação às interações institucionais e impactar a formação dos discentes. “O curso de Enfermagem orgulha toda a comunidade acadêmica e demonstrou sua capacidade organizativa e espírito de equipe, pois não foi fácil se habilitar para esse processo avaliativo. É realmente uma comprovação da excelência do nosso curso”, comenta o pró-reitor. Ribeiro também descreve a acreditação como uma possibilidade da Univasf efetivar a mobilidade acadêmica, e assim, receber e/ou enviar estudantes e professores para outras instituições, inclusive estrangeiras, ligadas ao sistema.

O Arcu-Sul é um sistema que possibilita o intercâmbio e livre acesso de estudantes, professores e profissionais na região associada, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades institucionais de cada país em avaliar a educação superior em nível de graduação. Além de facilitar a troca científica e cultural, o mecanismo permite agilizar os processos de reconhecimento de títulos ou diplomas universitários e elaborar critérios comuns de qualidade no âmbito do Mercosul e países associados. Até o momento, participam do Sistema os seguintes cursos: Agronomia, Arquitetura, Enfermagem, Engenharia, Veterinária, Medicina, Odontologia, Farmácia, Geologia e Economia. No Brasil, o Inep, vinculado ao Ministério da Educação e executor do sistema de avaliação nacional de instituições de educação superior e de cursos de graduação, é o órgão responsável pela operacionalização do Arcu-Sul. Mais informações sobre o Sistema Arcu-Sul estão disponíveis no site .