Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Química da Univasf é reconhecido com conceito 5 pelo MEC

Curso de Química da Univasf é reconhecido com conceito 5 pelo MEC

publicado: 28/09/2022 12h25 última modificação: 29/09/2022 17h06
Renata Freitas

O curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi reconhecido com conceito 5, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Ofertado no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), o curso foi avaliado, de forma remota, no período de 19 a 21 de setembro.

A avaliação dos cursos é realizada conforme o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância. Os avaliadores observam e analisam as três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. A avaliação do curso de Química da Univasf ocorreu por meio da realização de videoconferências com a participação dos avaliadores do Inep, da coordenação, do corpo docente, de estudantes e de técnicos que atuam no desenvolvimento das atividades acadêmicas.

O coordenador do Colegiado de Licenciatura em Química (Cliq), professor Fernando Cruvinel Damasceno, relata que a avaliação das instalações do Campus Serra da Capivara também foi realizada de forma remota, com a filmagem dos espaços do campus seguindo as orientações dos avaliadores e esclarecendo eventuais dúvidas sobre a infraestrutura. “Foi um processo que transcorreu de forma bem tranquila graças ao apoio da equipe da TV Caatinga e do procurador Institucional Educacional”, destaca.

Damasceno atribui o bom desempenho do curso à dedicação de todos que compõem a comunidade acadêmica, especialmente os membros do colegiado e estudantes. “Este conceito é importante por reconhecer o esforço empregado na criação e consolidação do curso de Licenciatura em Química da Univasf. Para além disso, o processo de avaliação tem outro papel importante que é de apontar os erros que precisamos corrigir. O relatório final do processo servirá de guia para que o colegiado possa melhorar cada vez mais o curso, oferecendo à população do território Serra da Capivara um curso com a qualidade daqueles que estão localizados em grandes centros urbanos”, afirma.

“O conceito máximo obtido pelo curso de Licenciatura em Química no seu reconhecimento reflete o compromisso de docentes, discentes e técnicos do colegiado do campus Serra da Capivara e das gestões da Univasf na estruturação de um curso com potencial para transformar o ensino, a pesquisa e a extensão no semiárido do Piauí”, ressalta o procurador Educacional Institucional da Univasf, professor Venâncio de Santana Tavares.

O curso de Química iniciou as atividades no segundo período letivo de 2017 e conta, atualmente, com 115 estudantes matriculados em cinco turmas. A primeira turma irá se formar no final de 2022.1, a partir de março de 2023, segundo o Calendário Acadêmico da Graduação de 2022. O Colegiado de Química é formado por dez docentes efetivos e uma professora substituta.