Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Roteiro promovido pela TV Caatinga e Fundaj acontece na Univasf

Notícias

Curso de Roteiro promovido pela TV Caatinga e Fundaj acontece na Univasf

publicado: 05/12/2016 17h35 última modificação: 06/12/2016 08h27
Brena Souza

Começou na tarde de hoje (5) o curso de Roteiro promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da TV Caatinga, e pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), através do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne). Estão inscritas no curso 23 pessoas, entre profissionais e estudantes de diversas áreas, interessados em produções audiovisuais. As aulas acontecem até sábado (10) na sala do Conselho Universitário (Conuni), no prédio da Reitoria da Univasf, Campus Centro, em Petrolina (PE). 

Ministrado pelo cineasta e roteirista Daniel Tavares, o curso de Roteiro tem caráter imersivo e teórico-prático e é composto por 45 horas/aula. Entre os assuntos que serão abordados nas aulas estão as distintas etapas de elaboração de um relato cinematográfico (storyline, sinopses, argumento, escaleta e roteiro), assim como as especificidades das escrituras para ficção e para documentário. 

Essa é a primeira ação promovida por meio da parceria entre a TV Caatinga e a Fundaj. A coordenadora de Programação e Jornalismo da TV Caatinga, Fabíola Moura, informou que serão realizados cursos anuais, de acordo com a necessidade da região. “A gente acredita que essa região é muito rica, que as pessoas só precisam de um pouco mais de orientação, pois já existe interesse nas culturas da região”, destacou Fabíola. 

A curiosidade sobre Cinema levou o professor e ator Paulo Henrique Reis a participar do curso. “Tenho interesse e curiosidade na área, pois estou desenvolvendo pesquisa de Mestrado sobre o uso de produções audiovisuais como ferramenta para o letramento. O curso também vai auxiliar na construção do roteiro do documentário sobre o Grupo de Teatro Popular de Arte do qual faço parte”, disse. 

A estudante Cecília Assy de Assis também está participando e pretende adquirir mais experiência e conhecimento durante a semana. “Gostaria de aprender mais sobre roteiro. Já tinha feito algumas oficinas na área, mas acredito que com essa oportunidade vou poder me envolver mais em projetos audiovisuais de meu interesse”, comentou.