Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso gratuito de computação em nuvem é ofertado pelo Grupo Boticário e AWS para estudantes e professores da Univasf

publicado: 18/08/2023 14h37 última modificação: 18/08/2023 14h37

O Grupo Boticário e a Amazon Web Services (AWS) realizarão a segunda edição do curso “Educação na Nuvem”. Esta é uma iniciativa voltada para estudantes, egressos e professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e de outras instituições de ensino de todo o Brasil, a fim de facilitar o aprendizado de habilidades básicas da computação em nuvem. Realizado de forma remota, o curso será gratuito e dividido em três fases. As inscrições podem ser realizadas através do site.

A primeira fase está com as inscrições abertas até o dia 11 de setembro e terá início com um aulão, denominado Webinar Discovery Day, com duração de três horas. No ato da inscrição, os interessados podem escolher entre as datas 12 e 14 de setembro para assistir a sessão. Aqueles que obtiverem 80% de presença no aulão poderão seguir para a segunda fase da capacitação e participar do curso AWS Cloud Practitioner Essential, que acontecerá entre os dias 20 de setembro e 4 de outubro, ministrado por profissionais capacitados da AWS.

As aulas da segunda fase serão ministradas de forma síncrona em datas e horários divulgados para os selecionados. Entre os módulos do curso estão Introdução ao Amazon Web Services, Computação em Nuvem, Infraestrutura global e Confiabilidade, Migração e Inovação, entre outros. Ao final do curso, para a terceira fase, será realizado um teste de conhecimento e, de acordo com critérios da seleção, participantes serão selecionados para receber um voucher para realizar a prova de certificação profissional da AWS de forma gratuita.

Segundo a docente do Colegiado de Engenharia da Computação (Cecomp) da Univasf Ana Emilia de Melo Queiroz, responsável pela ação na Univasf, o curso de tecnologia em nuvem visa promover um aumento na empregabilidade dos participantes e em sua inclusão no setor de tecnologia. “Os empregos do futuro estarão relacionados com a nuvem, que será uma das habilidades mais adotadas no próximo ano e relevante para todos os setores”, afirma a professora.

A computação em nuvem é a entrega de recursos de tecnologia da informação (TI), por meio da Internet com definição de preço e pagamento conforme o uso. O recurso permite que os usuários acessem serviços de tecnologia como capacidade computacional, armazenamento e bancos de dados, conforme a necessidade, usando um provedor de nuvem e dessa forma não precisem comprar e manter datacenters e servidores físicos. A Amazon Web Services (AWS), idealizadora do programa, é uma plataforma de nuvem.

registrado em: , ,