Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diálogos em Rede promove hoje (16) live sobre a questão agrária e os conflitos no campo

publicado: 16/09/2020 12h32 última modificação: 16/09/2020 12h32
Layla Shasta

O ciclo de palestras Diálogos em Rede, promovido pelo Laboratório de Geografia Humana da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai realizar hoje (16) uma transmissão ao vivo para discutir o tema “A questão agrária, os conflitos no campo e a problemática mineral no Brasil”. A palestra será transmitida às 19h, no canal do Laboratório no Youtube, e terá participação do coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Claudemir Cosme, e do membro da Coordenação Nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) Charles Trocate.

A live é aberta a todos os públicos interessados. O professor do Colegiado de Geografia da Univasf e um dos coordenadores da ação, Pedro Nóbrega, explica que esta edição do Diálogos em Rede vai priorizar uma discussão com base na vivência dos movimentos sociais, promovendo reflexões a partir das temáticas que surgem da condição agrária. O debate contará com uma lista de frequência virtual para envio de certificados aos participantes, que deve ser preenchida através de um formulário, disponível no chat das transmissões.

“O especial desta transmissão é que não se trata de discutir o conhecimento puramente teórico. As vivências de Charles Trocate e Claudemir Cosme são fundamentais para tratarmos das questões agrárias por dentro. Deste modo, podemos ter como referência para a discussão as suas experiências vividas no embate contra a escalada da violência no campo e os impactos da atividade mineradora na vida das comunidades afetadas”, afirma o docente.

O Diálogos em Rede tem como principal objetivo possibilitar discussões amplas entre pessoas interessados nos temas da Geografia e áreas relacionadas, possibilitando um debate acessível e de alto nível com a comunidade acadêmica e a sociedade. Realizadas desde o mês de julho, as palestras do projeto são transmitidas a cada 15 dias e prosseguirão até o fim da pandemia. O Laboratório de Geografia Humana, organizador do ciclo de palestras, é vinculado ao Colegiado de Geografia do Campus Senhor do Bonfim da Univasf e, através do Instagram do setor, é possível acompanhar as novidades sobre as transmissões.