Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diversidade de trabalhos de pesquisa e extensão marca a 5ª edição do Simpósio do Nema

publicado: 13/11/2023 16h08 última modificação: 13/11/2023 16h08

Apresentar e discutir os trabalhos científicos e ações realizadas pelos estudantes bolsistas e voluntários do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Este é o objetivo do Simpósio de Iniciação Científica do Nema, que teve sua 5ª edição realizada nos dias 8 e 9 de novembro. Foram  apresentados trabalhos desenvolvidos no âmbito do Projeto São Francisco (Pisf), no RE-Habitar Ararinha-azul, Herbário de Referência do Sertão Nordestino (HRSN), Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) e Espaço Plural da Univasf. O evento ocorreu no auditório do Núcleo, localizado no Campus Ciências Agrárias (CCA) da universidade.

O simpósio contou com a participação dos coordenadores do Nema, os professores Renato Garcia Rodrigues e Daniel Salgado Pifano, além dos pesquisadores do Núcleo. Também teve a participação de representantes do EACC, o diretor e professor Marco Aurélio França, e a gerente educacional Monica Ribas. O evento é resultado do apoio financeiro do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Durante os dois dias de simpósio, foram discutidos 22 trabalhos de pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidos por 24 bolsistas e voluntários do Nema, que atuam em diversos projetos e ações da Univasf. Com uma diversidade de temas, foram  apresentadas produções sobre: restauração da Caatinga, sistema agroflorestal, conservação de exsicatas, carbono orgânico do solo, levantamento florístico e etnobotânico, macrofungos, microflora, banco de sementes, tecnologias sociais, oficinas e instalações científicas, atividades extramuros, redes sociais, entre outros.

“Durante o simpósio é possível ter uma maior percepção da diversidade de produções científicas e ações que estamos realizando, resultando em uma participação efetiva no desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão da Universidade. O nosso objetivo é aumentar cada vez mais o apoio a estes estudantes na realização de novos estudos e projetos”, ressalta o coordenador do Nema, professor Renato Garcia.

registrado em: , , ,