Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente da Univasf lança livro “Causos na Educação Física: resenhas da área”

Docente da Univasf lança livro “Causos na Educação Física: resenhas da área”

publicado: 25/09/2023 16h46 última modificação: 25/09/2023 16h46

O profissional de Educação Física atende pessoas de variados grupos sociais em diversos ambientes, como escolas, academias, hotéis, clínicas, entre outros. Durante sua atuação, o educador físico passa por situações muitas vezes inusitadas e engraçadas. Organizado pelo docente do Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Ubiratan Silva Alves, o livro “Causos na Educação Física: resenhas da área” conta as histórias por trás dessas situações, narradas de forma anônima por profissionais da área.

Lançado pela Atena Editora na data em que se comemora o dia do educador físico, 1° de setembro, o livro tem o intuito de compartilhar as experiências dos autores com outros profissionais e estudantes de Educação Física. São mais 70 histórias reais, narradas na primeira pessoa do singular por profissionais de diversos locais do país. A obra divide-se em duas partes. Na primeira, as situações são relatadas de forma detalhada e na segunda, denominadas rapidinhas, os “causos” são expostos em textos curtos. O e-book está disponível gratuitamente para download no site da editora.

Segundo o professor Ubiratan Alves, o livro tem como propósito contribuir com a formação de estudantes de graduação, por apresentar situações inusitadas vivenciadas por profissionais já formados. “A graduação deve preparar o profissional para resolver efetivamente os problemas ocorridos durante sua atuação no mercado de trabalho, principalmente em situações que muitas vezes são inesperadas”, conta.

A obra começa com o capítulo “Cuspe pedagógico” e apresenta outras situações com títulos curiosos a exemplo de “Havaianas camufladas”, “Professor casamenteiro”, “Piriri do Pererê” e “Aula certa: lugar errado”. Histórias engraçadas se misturam a episódios tristes, inusitados e até trágicos, mas com o objetivo de provocar o leitor a se preparar para o mercado de trabalho.

Com este objetivo, o capítulo “Reflexões”, já no final do livro, propõe aos leitores, em especial aos alunos de graduação, que respondam à pergunta: “O que você faria se estivesse no lugar do profissional que contou a história?”. As sugestões podem ser enviadas para o perfil do livro no Instagram.

O livro “Causos na Educação Física: resenhas da área” também está disponível no formato físico. Para adquiri-lo é necessário entrar em contato com a editora pelo WhatsApp (42) 9 9955-2866.  O preço de capa da obra é R$ 50,00 + frete.

registrado em: , ,