Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente da Univasf realiza lançamento de novo livro nesta sexta-feira (3)

Docente da Univasf realiza lançamento de novo livro nesta sexta-feira (3)

publicado: 01/06/2022 12h06 última modificação: 01/06/2022 14h16
Júlia R. Mendes

Composta por 13 livros, a obra “Os Elementos” foi escrita pelo matemático grego Euclides. Inspirado pelo livro X, o décimo que compõe a obra deste matemático, o professor Aroldo Ferreira Leão, do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), elaborou o livro “Euclides e a Incomensurabilidade: O profundo tear das abrangências”. A obra tem como objetivo mostrar a importância da matemática grega nos dias atuais através de um estudo sobre a incomensurabilidade na Grécia Antiga, que atualmente é conhecida por números irracionais. O evento de lançamento do livro acontecerá nesta sexta-feira (3), às 19h30, no Cineteatro da Univasf, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

O livro surgiu em função da tese de doutorado de Leão no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob a orientação do professor Irineu Bicudo, que foi o tradutor da obra “Os elementos” de Euclides. Nas 554 páginas do seu livro, Leão faz um estudo das 115 proposições do livro X de Euclides, apresentando exemplos para os leitores e utilizando autores que também já estudaram a incomensurabilidade.

Segundo Leão, que possui 177 livros publicados, a produção da obra durou em torno de dois anos, após a leitura de mais de uma centena de livros e uma imersão completa no universo grego na época de Euclides. “Esse livro evidencia que a matemática praticada na Grécia antiga contribuiu decisivamente para a matemática praticada nos dias atuais. O livro X de Os Elementos é tido como o mais difícil e merecia uma análise rigorosa de todas as suas 115 proposições”, aponta.

Ele conta que a ideia para a elaboração da obra surgiu a partir das concepções de Irineu Bicudo, mostrando que comentar o livro X resultaria numa grande pesquisa. “Com Bicudo me aprimorei no grego e no latim, aprendi a realizar traduções e mergulhei profundamente no universo da Grécia”, conta o professor que é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e fez mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais na Univasf. Além dos 177 livros publicados, Leão tem participação em 50 antologias, entre elas a obra “Flora das Caatingas do Rio São Francisco”, ganhadora do Prêmio Jabuti em 2013, na qual Leão escreveu o terceiro capítulo.

O livro “Euclides e a incomensurabilidade: O profundo tear das abrangências” pode ser encontrado na livraria do Juá Garden Shopping, em Juazeiro (BA), e nos sites das editoras Chiado Books, Atlântico EditoraSaraiva e Martins Fontes Paulista.

registrado em: , , ,