Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente da Univasf será jurado em concurso internacional de queijos artesanais

Notícias

Docente da Univasf será jurado em concurso internacional de queijos artesanais

publicado: 21/07/2023 13h40 última modificação: 21/07/2023 13h40
Nicole Muniz

Com ações e projetos de pesquisa e extensão na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) focados na produção de queijo artesanal, o docente do Colegiado de Medicina Veterinária, Daniel Ribeiro Menezes, será jurado no concurso de queijos artesanais que acontecerá na terceira edição do ExpoQueijo Brasil 2023 - Araxá International Cheese Awards. O evento será realizado em Araxá (MG), entre os dias 24 e 27 de agosto, e reunirá produtores de queijo de diversos lugares do Brasil e do mundo.

Tendo iniciado as atividades com cabras leiteiras desde o seu ingresso na Univasf, em 2009, Menezes possui relação direta com o concurso. O professor irá conhecer o que está sendo produzido em regiões com rotas e produção de queijos consolidadas e trazer para a região essas experiências. Com sua participação no concurso, as expectativas do docente são de ampliar seus conhecimentos no ramo do queijo artesanal, fazer diversas parcerias durante o evento e trazer para a Univasf o que está sendo produzido e estudado neste setor ao redor do país.

Segundo o professor Menezes, durante o evento também será possível dar visibilidade às ações realizadas no Vale do São Francisco, valorizar os produtos e promover os queijos dos produtores da região. “Será um grande aprendizado participar como jurado, pois terei a possibilidade de conhecer os maiores jurados e especialistas em queijos do Brasil e do mundo. Além disso, levarei queijos de produtores da nossa região que serão atendidos pelas ações dos projetos que sou coordenador”, diz o docente.

Dentre os trabalhos do professor, estão fornecer ingredientes que alteram a fisiologia das cabras e, com isso, aumentar os nutrientes benéficos à saúde humana presentes no leite e no queijo e o projeto de criação da Rota Turística de queijo de cabra, associada a rota dos vinhos na região.

A ExpoQueijo Brasil - Araxá Internacional Cheese Awards é um movimento de valorização do queijo artesanal no Brasil. O evento reúne produtores rurais, especialistas, empreendedores, gastrônomos e apreciadores do Brasil e do exterior em torno da valorização e promoção do queijo artesanal em todo o mundo. A estimativa é envolver cerca de 2 mil produtores e impactar 300 mil pessoas.