Notícias
Docente de Arqueologia e Preservação Patrimonial é primeira Professora Titular do Campus Serra da Capivara da Univasf
A docente Janaina Carla dos Santos, do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial (CArqueol), foi aprovada para promoção funcional após defesa de Memorial Acadêmico e se tornou a primeira Professora Titular do Campus Serra da Capivara da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A defesa foi realizada de forma remota pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) no último dia 5 e foi transmitida pelo canal da CPPD no YouTube, onde permanece disponível para visualização.
A comissão especial de avaliação da professora Janaina Carla dos Santos foi formada pela professora Ana Luiza Coelho Neto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e pelos professores Ismar de Souza Carvalho, também da UFRJ; e João Adauto de Souza Neto, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A promoção para a classe de Titular significa uma etapa importante na carreira da professora Janaina. “Representa um momento de grande felicidade e sensação de dever cumprido para mim, como Timóteo diz: ‘combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé’. A posição de Professor Titular é uma grande conquista na carreira acadêmica, reflete nível de competência e comprometimento com a educação e a pesquisa. Abre portas imediatas para novos trabalhos dos quais terei satisfação em participar”, afirma.
Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), a professora Janaina dos Santos tem mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente da Univasf desde 2008, ela integra o quadro de professores efetivos do CArqueol, do qual já foi coordenadora, e do Programa de Pós-Graduação em Política Cultura e Ambiente (Pocam). Janaina se dedica à pesquisa em Geociências, em especial a Geologia e a Geomorfologia do Quaternário de áreas semiáridas, contribuindo em análises paisagísticas (relevo, estratigrafia e sedimentologia) para interpretação de contextos arqueológicos.
Agora como Professora Titular ela pretende dar continuidade às suas atividades de pesquisa e entre os planos para o futuro próximo destaca-se a realização de um estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), supervisionada pelo professor Leandro Besser e com atividades junto ao Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro). “Pretendo continuar minhas atividades de pesquisa em Geomorfologia do Quaternário e minhas atividades de ensinar, capacitar e instruir pessoas, a fim de que elas possam ter uma vida digna”, diz a professora Janaina.
O presidente da CPPD, Ysmailyn Siqueira Costa, destaca que a aprovação da professora Janaina dos Santos para a classe de Titular é uma grande conquista para toda a Univasf e para o Campus Serra da Capivara, em particular. “A professora Janaina é a primeira a ser aprovada como Professora Titular no Campus Serra da Capivara e para toda a Universidade isso é de muita relevância. Ela optou por uma defesa de Memorial Acadêmico expondo seu percurso nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica ao longo dos anos que tem desempenhado seu papel como docente junto aos Colegiados Acadêmicos de Arqueologia e Preservação Patrimonial e dos programas de pós-graduação”, diz Siqueira. Ele ressalta também a importância da classe de Professor Titular para a carreira docente, não apenas por se constituir o mais alto nível da profissão, mas por demonstrar a excelência da produção acadêmica, científica e das contribuições de cada docente da Univasf.