Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do Colegiado de Ciências Sociais é a mais nova professora titular da Univasf

publicado: 07/03/2022 16h36 última modificação: 07/03/2022 16h36
Renata Freitas

A docente Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, do Colegiado de Ciências Sociais (Ciso), é a mais nova professora titular da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A professora defendeu seu memorial acadêmico no dia 22 de fevereiro e se tornou a primeira em seu colegiado a alcançar a classe de titular. A sessão pública de defesa, realizada pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), foi transmitida pelo canal CPPD - Univasf, no YouTube.

Participaram da comissão especial de avaliação da professora Lucia Marisy as docentes Josefa Salete Barbosa Cavalcanti, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Ester de Almeida Souza, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Danielle Cireno Fernandes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo docente Jalcione Pereira de Almeida, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professora da Univasf desde setembro de 2004, Lucia Marisy ingressou na Instituição como membro do Colegiado de Psicologia. Em 2009, passou a fazer parte do corpo docente do curso de Ciências Sociais, criado por meio do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e de cuja criação ela participou. Entre 2004 e 2011, ministrou 23 disciplinas para 40 turmas dos mais diversos cursos de graduação e realizou diversos projetos de extensão. De 2012 a 2020 foi pró-reitora de Extensão, na gestão do reitor Julianeli Tolentino de Lima. Em 2021 retornou à Pró-Reitoria de Extensão onde permanece como pró-reitora.

Na pós-graduação, a professora Lucia Marisy integra o quadro de docentes permanentes dos programas de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB) – Mestrado Acadêmico, em Extensão Rural (PPGExR) – Mestrado Profissional, e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) – Doutorado Profissional, em associação livre com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Doutora em Desenvolvimento Socioambiental, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), ela coordena o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial, abrangendo os territórios Sertão do São Francisco Pernambuco; Sertão do São Francisco Bahia e Território Serra da Capivara, num total de 35 municípios, promovendo o desenvolvimento das comunidades rurais.

Próxima à aposentadoria compulsória por idade e após 50 anos dedicados à educação, dos quais 17 na Univasf, ela se define como feliz por sua trajetória no magistério e na extensão universitária. Para Lucia Marisy, a nova titulação tem um significado simbólico. “Encerrar a vida pública como professora titular e ter chegado ao auge da carreira, nessa perspectiva, fico orgulhosa de ter atingido esse nível”, diz ela, que também coordena inúmeros projetos de extensão.

A promoção à classe de titular, segundo ela, não trará muitas mudanças para sua vida. “Pretendo continuar apoiando a pós-graduação, ministrando aula, orientando alunos e participando de projetos comunitários. Mas também vou cozinhar para os amigos, pintar meus quadros e viajar. Gosto de conhecer lugares novos e a cultura dos seus povos, porque aprendo muito”, conta.