Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do Colegiado de Medicina Veterinária é promovido a Professor Titular

Docente do Colegiado de Medicina Veterinária é promovido a Professor Titular

publicado: 28/05/2021 18h21 última modificação: 28/05/2021 18h21
Renata Freitas

Após 17 anos atuando na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o docente do Colegiado de Medicina Veterinária René Geraldo Cordeiro Silva Junior foi aprovado para a classe de Professor Titular. A sessão pública de defesa de memorial acadêmico do professor, realizada por meio da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), aconteceu no último dia 14, pelo Google Meet, com transmissão pelo canal CPPD - Univasf, no YouTube.

Participaram da banca os docentes Antônio Gilberto Bertechini, da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Wilson Moreira Dutra Júnior, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e Geraldo Roberto Quintão Lana, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e os docentes Fernando Guilherme Perazzo Costa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Carlos Bôa Viagem Rabello, da UFRPE, como suplentes. Também esteve presente à defesa a presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da Univasf, Elenice Andrade Moraes.

Graduado em Medicina Veterinária e com mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o professor René Cordeiro é docente colaborador no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf, além de integrar do Colegiado de Medicina Veterinária. Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Zootecnia, com ênfase em Exigências Nutricionais dos Animais. Atualmente, ele coordena o projeto de extensão Sisteminha Embrapa – Sistema Integrado para Produção de Alimentos, realizado no Espaço Plural, em Juazeiro (BA), e no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI).

Para o professor René Cordeiro, a promoção se configura como um grande estímulo para continuar trabalhando ainda mais pela Universidade. “A minha realização pessoal foi a maior conquista, ao chegar, em 17 anos de Univasf, à classe de Professor Titular, mas o reconhecimento dos demais fez esse acontecimento se tornar ainda mais especial”, disse Cordeiro.

Ele já planeja ações futuras para continuar sua qualificação docente e ampliar sua atuação na extensão universitária. “Como docente, entendo que preciso incorporar ainda mais metodologias ativas à minha prática para tornar o ensino mais agradável e divertido para os nossos estudantes. Desejo continuar atuando ainda mais na extensão universitária e a produzir soluções inovadoras para melhorar a vida das pessoas, especialmente para o homem do campo, o agricultor familiar, os sertanejos e as sertanejas”, afirmou.

A banca de defesa de memorial do professor René Cordeiro para promoção funcional à classe de Professor Titular foi a primeira a acontecer em 2021. O vídeo com a defesa do docente está disponível para acesso neste link. Ao longo do ano passado, a CPPD realizou seis bancas de defesa para promoção à classe de Titular. Com a promoção do professor Cordeiro, a Univasf passa a contar com dez professores titulares em seu quadro docente.