Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente e egressa da Univasf expõem obras na galeria do Sesc Petrolina

Docente e egressa da Univasf expõem obras na galeria do Sesc Petrolina

publicado: 07/07/2023 15h15 última modificação: 07/07/2023 15h16
Nicole Muniz

“Mimética [a natureza da natureza]” é uma intervenção de artes visuais, feita manualmente com uma única dobra que remete às escamas e cascos de carapaças répteis ou às folhagens de suculentas e cristais lapidados naturalmente em pedras como as drusas. De autoria da artista Flora Assumpção, professora do Colegiado de Artes Visuais (Cartes) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a obra está exposta na fachada da Galeria Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina (PE). A intervenção artística estará disponível para visitação até 30 de julho com entrada gratuita.

O processo criativo para construção da obra foi de longa duração e imersão, uma vez que é realizada manualmente através de uma tradicional dobra de costureira, utilizada em enfeites, adereço de roupas, como costuras de peças decorativas e fantasias. O material utilizado em sua produção foram pastas L, usadas em escritórios e escolas, dobradas de uma por uma que resultou em mais de 800 módulos translúcidos em tons que vão do incolor ao cinza.

Segundo Flora, assim como sua intervenção anterior “Represa [a natureza da natureza]”, que resultou na exposição da obra “Trepante-Caravela”, realizada no Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro (BA), Mimética é uma continuação das pesquisas que a artista desenvolve. “A obra é inédita, mas é um dos desdobramentos de pesquisa que já realizo há mais de dez anos. Com esta dobra já realizei diversas exposições em museus, galerias e instituições de São Paulo e Recife”, afirma.

A exposição Reencantadas está aberta para visitação na Galeria Ana das Carrancas. Foto: Flávio Lamenha.

Por dentro da galeria: Reencantadas – Também está em cartaz na Galeria Ana das Carrancas a exposição “Reencantadas”, uma mostra coletiva realizada pelas artistas Carina Lacerda, egressa do curso de Artes Visuais da Univasf, e Patriny Aragão. Sob orientação da professora Flora Assumpção, as artistas expõem obras diversas utilizando escultura e fotografia, por meio de instalações tridimensionais, imagens e intervenções.

A mostra “Reencantadas” caracteriza-se como um entrelaçamento de duas exposições individuais simultâneas que envolvem pesquisas e processos criativos das duas artistas. As obras podem ser visitadas gratuitamente de quarta a sexta, das 8h às 20h, aos sábados, das 15h às 20h, e aos domingos, das 10h às 16h.

registrado em: , , ,