Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes da Univasf realizam visita técnica-acadêmica à Michigan Technological University (MTU)

publicado: 24/10/2023 17h07 última modificação: 24/10/2023 17h07

Professores Joaquim Lima, Rodrigo Ramos e Ricardo Prates foram recebidos na MTU pelo professor Flávio Costa. /Foto: Arquivo pessoal.

Um grupo de docentes do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou uma visita técnica-acadêmica à Michigan Technological University (MTU), na cidade de Houghton, localizada no Michigan, nos Estados Unidos. A visita integra as ações do projeto de pesquisa "Desenvolvimento de Ferramentas Analíticas para Sistemas de Energia em Microrrede Baseadas em Algoritmos de Aprendizagem de Máquinas", financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os professores Rodrigo Ramos, Joaquim Lima e Ricardo Prates foram recebidos, no período de 9 a 20 de outubro, pelo professor Flávio Costa, que coordena o Laboratório de Eletrônica de Potência, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da MTU. O professor Flávio Costa esteve na Univasf no mês de agosto, também desenvolvendo atividades desse projeto de pesquisa. O projeto é coordenado pelo professor Ramos, líder do grupo de pesquisa em Processamento de Sinais e Visão Computacional (SigProCV), e tem como objetivo desenvolver ferramentas de diagnósticos em microrredes, que são sistemas de geração de energia em pequena escala e com várias formas de geração, com ênfase na geração fotovoltaica.

Durante a visita à MTU, os docentes da Univasf participaram de reuniões com os membros do grupo de pesquisa da instituição de ensino americana para troca de experiências sobre os temas de estudo de ambos os grupos. “Conhecemos alguns equipamentos usados no laboratório que poderão ser usados em conjunto para o projeto em andamento, tais como um emulador de painéis fotovoltaicos, um processador de sinais digitais (DSP) para controle de sistemas eletrônicos, um sistema emulador de energia eólica, entre outros”, conta o professor Ramos. Ele também destacou a troca de experiências entre os professores brasileiros e alguns professores membros do departamento da MTU.

De acordo com o docente, dados coletados no Brasil pelos pesquisadores da Univasf foram usados para obter dados de geração de energia utilizando o emulador no laboratório da MTU. Será dada continuidade à obtenção destes dados por meio de coletas futuras, com o auxílio de dois discentes de doutorado da MTU, orientados pelo professor Costa. “Estes dados serão confrontados com a geração real de um sistema fotovoltaico comercial e os resultados deverão ser publicados em congressos científicos. Também servirão de subsídio para o desenvolvimento do sistema inteligente de diagnóstico de falhas, objetivo principal do projeto de pesquisa”, afirma o professor Ramos.

Para ele, a experiência internacional é enriquecedora, tanto do ponto de vista individual de cada pesquisador, quando do ponto de vista mais amplo envolvendo os grupos de pesquisa dos quais os professores fazem parte. “A vivência e a troca de expertises entre os grupos aumentam a visão dos pesquisadores envolvidos nos projetos de pesquisa, fortalecendo também as colaborações futuras. A prova disso é que já estão em elaboração duas novas propostas de projetos a serem realizados em colaboração com o professor Flávio Costa”, destaca Ramos.

A interação com pesquisadores de instituições internacionais também contribui para o engrandecimento dos cursos, de graduação e pós-graduação, e da Univasf. “Espera-se que estas visitas sejam frequentes, auxiliem a fomentar novas publicações e ajudem na submissão de uma proposta de pós-graduação em Engenharia Elétrica, tão almejada pelos docentes quanto pelos egressos do curso na Univasf”, conclui.