Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Michigan Technological University visita Univasf e realiza palestra sobre sistemas complexos de energia

publicado: 01/08/2023 17h25 última modificação: 01/08/2023 17h28

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do grupo de pesquisa em Processamento de Sinais e Visão Computacional (SigProCV), recebe durante esta semana a visita do professor Flávio Costa, da Michigan Technological University. O docente está participando de diversas atividades na Univasf e realizará nesta quarta-feira (2) palestra sobre o tema “Real-Time Harmonic Estimation in Complex Power Systems” (Estimativa de Harmônicos em Tempo Real em Sistemas Complexos de Energia). A palestra será realizada na sala do Núcleo Temático 3 (NT-3), no Campus Juazeiro, a partir das 16h.

O evento é aberto a todos os interessados na temática, especialmente a pesquisadores e estudantes das Engenharias e áreas afins. Flávio Costa é professor na Michigan Technological University desde janeiro de 2022. Ele é graduado e tem mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Suas áreas de interesse em pesquisa são: sistemas elétricos, processamento de sinais e inteligência artificial, incluindo proteção e controle de sistemas elétricos, análise em tempo real de faltas e integração de sistemas de energia renovável.

O docente do Colegiado de Engenharia Elétrica Rodrigo Ramos, líder do SigProCV, destaca que a palestra do professor visitante será uma oportunidade para os participantes conhecerem o trabalho que Flávio Costa vem desenvolvendo na Michigan Technological University. “O contato direto com um pesquisador de uma instituição de ensino internacional enriquece a formação dos estudantes e fortalece a pesquisa que nós fazemos na Univasf”, afirma.

Durante sua passagem pela Univasf, o professor Flávio Costa também atuará como membro de bancas de defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e de reuniões de pesquisa relativas ao projeto intitulado "Desenvolvimento de Ferramentas Analíticas para Sistemas de Energia em Microrrede Baseadas em Algoritmos de Aprendizagem de Máquinas", que está sendo realizado pelo SigProCV em parceria com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).