Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes da Univasf recebem Título Honorífico de Cidadania Sanraimundense

Docentes da Univasf recebem Título Honorífico de Cidadania Sanraimundense

publicado: 15/12/2023 09h19 última modificação: 15/12/2023 09h19

Thiago da Silva e Telio Leite: homenagem por atuação na educação na região de São Raimundo Nonato.

Dois professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) receberam o Título Honorífico de Cidadania Sanraimundense da Câmara Municipal de São Raimundo Nonato (PI). Os homenageados pelos vereadores foram o reitor Telio Nobre Leite e o professor Thiago Pereira da Silva, do Colegiado de Licenciatura em Química. A Sessão Solene de entrega da honraria foi realizada no auditório do Campus Serra da Capivara da Univasf, na noite da última sexta-feira (8).

Estiveram presentes à solenidade a vice-reitora da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira, na ocasião reitora em exercício; o presidente da Câmara Municipal, Adilson Santos Ribeiro (PP); a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro (PT), o ex-deputado federal Paes Landim, e o deputado estadual Hélio Isaías (PT), além de vereadores da Casa legislativa municipal. Também participaram o chefe de Gabinete da Univasf, Antônio Pires Crisóstomo; o pró-reitor de Gestão e Orçamento, Francisco Pinheiro; o prefeito Universitário, João Pedro da Silva; e representantes de diversos setores da Instituição, docentes, técnicos e estudantes.

A homenagem ao professor Telio Leite foi proposta pelo vereador Victor Paixão (PSD) e o professor Thiago Pereira da Silva foi homenageado por iniciativa do vereador Luan Sérgio Paes Landim Ribeiro (PP). Na Sessão Solene foram entregues outros 12 títulos. Entre os homenageados estão o ex-deputado federal Paes Landim, o deputado estadual Hélio Isaías e o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto de Souza.

O presidente da Câmara, Adilson Ribeiro, destacou a importância de prestar homenagem às pessoas que contribuem para o desenvolvimento de São Raimundo Nonato e, entre elas, os professores da Univasf. “A Univasf é uma grande Universidade que tem prestado excelentes serviços ao nosso território da Serra da Capivara e a vários outros”, disse.

Para o professor Thiago Pereira da Silva, que chegou à cidade há cerca de 7 anos para atuar na Univasf, tem um grande significado ter sido escolhido para receber o título de Cidadania Sanraimundense. “Minha luta tem sido em favor de oportunizar projetos que possam melhorar a formação inicial e continuada de professores de Ciências Naturais. Alguns projetos já foram implementados e nos trouxeram resultados importantes, como os cursos de formação continuada para o Ensino de Ciências Naturais, que têm impactado diretamente nas ações desenvolvidas pelos professores em suas escolas”, afirmou. Ele destacou ainda a importância do trabalho desenvolvido com os outros docentes do Colegiado de Licenciatura em Química (Cliq) e a nota máxima alcançada pelo curso na avaliação do MEC como conquistas conjuntas que fortalecem o curso e a educação da região.

Em seu discurso, o reitor Telio Leite fez um resgate histórico de sua trajetória na Univasf e sua relação com o Campus Serra da Capivara, abordando as mudanças ocorridas no campus através do tempo, os desafios a superar para o futuro e ressaltando os novos cursos de graduação em Gestão Ambiental e de mestrado em Política, Cultura e Ambiente, que terão início em 2024. Ele destacou ainda que a homenagem recebida da Câmara Municipal se deve à importância do trabalho realizado pela Univasf de fortalecimento da educação no sul do Piauí, juntamente com as outras Instituições de Ensino Superior presentes na região. “Esta rede de educação superior pública que temos aqui, formada pela Univasf, Uespi e IFPI, é muito potente e tem ajudado a transformar a vida de muitas pessoas. Ela precisa ser fortalecida”, disse o reitor, chamando os parlamentares para apoiar o trabalho dessas instituições de ensino e contribuindo para a educação na região de São Raimundo Nonato.

O vídeo com a transmissão da Sessão Solene do Título Honorífico de Cidadania Sanraimundense está disponível no canal da Câmara de São Raimundo, no YouTube.