Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egressos do curso de Ciências Sociais da Univasf avançam em suas carreiras profissionais

publicado: 05/06/2023 14h25 última modificação: 05/06/2023 16h03
Júlia Mendes

A sociedade, cultura, política e as relações sociais são os principais objetos de estudo do curso de Ciências Sociais, o que habilita os formados na área a pesquisar os problemas decorrentes dos relacionamentos humanos, bem como planejar, coordenar e organizar políticas públicas relativas à vida em sociedade. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) oferta dois cursos de Ciências Sociais, um bacharelado e uma licenciatura, e forma profissionais para exercer as funções de cientista social e professor, respectivamente. Ao finalizar o semestre 2022.1 da Univasf, três egressos desses cursos dão os primeiros passos em suas carreiras profissionais.

Laio Gonçalves é um desses recém graduados. Ele colou grau na última sexta-feira (2) e ingressou no mercado de trabalho, escolhendo utilizar os conhecimentos adquiridos na graduação de uma forma diferente. Já as egressas Bárbara Monteiro Salviano Mendes e Bruna da Silva Barbosa optaram pela carreira acadêmica e foram aprovadas em dois programas de mestrado.

Ingressante da turma de 2016.1, Laio Gonçalves concluiu o bacharelado e optou por praticar os conhecimentos adquiridos no curso de Ciências Sociais como assessor de comunicação da prefeitura de Remanso. “A nossa perspectiva de cientista social contribui para que possamos ter uma compreensão diferenciada da realidade. A minha formação possibilita um melhor entendimento sobre as relações, como por exemplo, a relação de internet e política que me ajuda exercer a minha profissão”, explica.

Seguindo os passos de sua mãe, que também optou por carreira acadêmica na área da Agronomia, Bárbara Monteiro Salviano foi aprovada nos mestrados em Ciência Política e Relações Internacionais, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e em Ciência Política, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o qual está cursando. Ela, que ingressou no curso no período 2018.1, explica que sempre se identificou com a área. “No ensino médio já gostava muito das matérias de humanas, principalmente Sociologia e História. Então, quando descobri o curso de Ciências Sociais, me identifiquei de cara e resolvi cursar”, lembra.

Bárbara conta que a escolha de fazer um mestrado na área da Ciência Política foi natural, devido às decisões durante a graduação. “No início da graduação estudamos as três áreas principais das Ciências Sociais, que são a Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Comecei a me interessar bastante pela área da Política, tanto pelas disciplinas que cursei, quanto pela oportunidade de começar a acompanhar mais de perto o trabalho da professora Simone Viscarra. A partir daí, o interesse só aumentou e resolvi que queria seguir esse caminho na pós-graduação”, relata.

Ao contrário de Bárbara, a egressa Bruna da Silva Barbosa escolheu essa graduação após muita pesquisa sobre as áreas com as quais se identificava no ensino médio e em testes vocacionais. “Minha primeira opção na época foi Psicologia, mas no último dia de Sisu troquei para Ciências Sociais. Vi que no momento, a proposta do curso se adequava mais à minha realidade e também era uma forma de sair da minha zona de conforto, já que na escola tive alguns problemas em relação às disciplinas de Sociologia e Filosofia. Foi um desafio, mas já no segundo semestre, quando participei do BIA (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico), vi que estava no lugar certo”, ressalta.

Bruna, que ingressou na Univasf na turma de 2018.1, foi aprovada nos mestrados em Gestão de Políticas Públicas, na Escola de Artes, Ciências e Humanidade (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), onde está cursando; e em Ciência Política, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ela relembra as contribuições da graduação para seguir na carreira acadêmica. “Além dos conhecimentos teóricos, a graduação me deu a possibilidade de vivenciar experiências dentro da Universidade, como pesquisa, extensão, monitoria e estágio. Tive a oportunidade de transitar entre esses campos e compreender quais caminhos poderia seguir no futuro. Então, essa conexão entre a teoria e as experiências na realidade, despertou a vontade de seguir no meio acadêmico”.

A professora do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf, Simone Viscarra, destaca a importância do curso. “O curso de Ciências Sociais prepara os profissionais para que possam compreender os problemas pelos quais estamos passando como sociedade, entender como surgem esses problemas, o que faz com que esses problemas não sejam resolvidos e tentar desenhar estratégias de resolução. Trabalhamos para a sociedade e junto da sociedade”, enfatiza.

Os cursos de Ciências Sociais da Univasf têm duração de quatro anos. Para conhecer mais sobre a formação, grade curricular e corpo docente, entre outras informações, acesse o site de Ciências Sociais.