Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empresa Júnior da Univasf auxilia empreendedores da região a enfrentar dificuldades durante a pandemia

publicado: 22/07/2020 18h23 última modificação: 22/07/2020 18h23
Layla Shasta

Equipe da Solucione Jr na cerimônia de posse da diretoria 2020, em janeiro.

No atual cenário de pandemia, que tem provocado diversas mudanças nas relações comerciais do mundo, são muitos os desafios a serem enfrentados pelo setor econômico, em especial pelas micro e pequenas empresas. Pensando nisso, a Solucione Jr, Empresa Júnior (EJ) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoveu, de abril até o início de julho, um projeto de consultoria empresarial gratuita para negócios da região de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Através de conversas via videoconferência, mais de dez empreendimentos regionais foram atendidos pela Solucione, que ajudou os empresários a criar novos formatos de trabalho e desenvolveu estratégias personalizadas para que cada setor conseguisse driblar os obstáculos do distanciamento social.

O primeiro passo da consultoria foi realizar análises de negócios, buscando entender as principais ameaças e oportunidades, além dos pontos fracos e fortes de cada empreendimento. A partir disso, a equipe da Solucione pôde propor ações simples, para aplicação imediata, com o objetivo de auxiliar os administradores a vender mais e melhor atender os clientes, bem como ajudar a tornar os estabelecimentos mais seguros sobre seus processos de vendas e negociação. Somando todo o atendimento, foram propostas cerca de 60 estratégias, voltadas a pontos como aumento da visibilidade dos empreendimentos através das redes sociais, serviços de atendimento remoto e delivery, organização do fluxo de caixa e planejamento do trabalho em home office.

Estas são algumas das estratégias que Ana Ferreira, dona de uma de clínica de estética em Petrolina, passou a utilizar depois de receber a mentoria gratuita. Ela conta que não fazia o registro de despesas e nas redes sociais da clínica mesclava publicações sobre serviços com postagens de fotos pessoais. “Após a consultoria, aprendi muito sobre finanças, controle de gastos e marketing digital. Adquiri um livro de caixa, materiais de escritório e entendi como a internet é uma ferramenta riquíssima para atrair o público, separando o pessoal do profissional nas redes”, relata. Apesar de ainda não estar trabalhando, ela já tem muitos planos para colocar em prática no seu negócio. “Eu só tenho a agradecer a esta empresa e estes alunos que, para mim, já são excelentes profissionais”, conta a empreendedora.

De acordo com o diretor administrativo-financeiro da Solucione e discente do curso de Engenharia Mecânica Douglas Alencar, outros empreendedores da região enfrentavam os mesmos problemas que a clínica de estética petrolinense, tendo em comum, especialmente, aqueles relacionados ao uso das mídias digitais. “Boa parte das empresas não utilizava de forma ativa os canais de comunicação virtual e, com o distanciamento social, todas foram impactadas com uma baixa no seu faturamento. Então, nossas propostas estavam muito voltadas a planos de ação que conseguissem atingir os clientes que estão no conforto de suas casas”, afirma.

Segundo Douglas, ao fim desta experiência, a sensação entre a equipe é de dever cumprido, pois, assim como o relato de Ana Ferreira, o grupo obteve diversos retornos positivos por parte dos participantes da iniciativa. “O fato de termos um contato mais próximo com as empresas locais e a certeza de que nossas ações tiveram sucesso e ajudaram de forma significativa esses pequenos empreendedores da região, faz valer cada momento em que estamos inseridos no movimento das empresas juniores do Brasil”, diz.

Em atuação desde 2014, a Solucione Jr. é uma atividade de extensão universitária, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e também ao Movimento Empresa Júnior, que possui o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da região do Vale do São Francisco. A EJ é formada por 25 discentes, integrantes dos cursos de Engenharia de Produção e Mecânica da Univasf, e oferece serviços relacionados às duas áreas das duas graduações, indo desde soluções voltadas à gestão financeira, programa 5s e marketing, até modelagem 2D e 3D, ambientação climática e manutenção mecânica. Mais informações e contato para solicitação de serviços podem ser encontrados no Instagram da EJ e no mapa da Jornada de Experiência do Cliente Solucione Jr.