Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro de Bibliotecários do Vale do São Francisco acontece nesta sexta-feira (15) na Univasf

publicado: 15/03/2019 10h01 última modificação: 15/03/2019 11h40
Gersica Brito
Encontro será na biblioteca do Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março, os Sistemas Integrados de Bibliotecas (Sibis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) promoverão, nesta sexta-feira (15), um encontro com os bibliotecários da região. O Encontro de Bibliotecários do Vale do São Francisco será realizado às 14h, na biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento é direcionado aos profissionais da área e visa possibilitar uma reflexão sobre assuntos relacionados ao funcionamento das bibliotecas e à atuação dos bibliotecários na região.

Participarão do encontro bibliotecários de instituições de ensino e de pesquisa, como Embrapa e Codevasf, além de reitores, pró-reitores e secretários da Univasf e do IF Sertão-PE e instituições jurídicas. Devido à programação do evento, a biblioteca do Campus Sede da Univasf estará fechada a partir das 12h de hoje (15), porém voltará às atividades normais no sábado (16), quando funcionará das 8h às 12h. As bibliotecas dos outros campi da Univasf funcionarão normalmente durante o dia de hoje.

O encontro contará com uma roda de conversa que tratará das “Percepções sobre as bibliotecas e atuação dos bibliotecários do Vale do São Francisco”, com a presença da professora do IF Sertão-PE Antonise Coelho, da coordenadora da biblioteca da Embrapa Semiárido, Gislene Gama, e da pró-reitora de Extensão da Univasf, professora Lucia Marisy. A roda terá como mediado o diretor do SIBI da Univasf e bibliotecário, Lucídio Lopes. Além disso, haverá uma homenagem aos bibliotecários da região. Atualmente, a Univasf conta com seis bibliotecas, distribuídas em cada um dos campi, e o IF Sertão-PE possui sete bibliotecas.

Lucídio Lopes ressalta que as bibliotecas têm grande relevância para a formação do cidadão, por democratizar o acesso à leitura e ao conhecimento. Ele observa que, no ambiente universitário, cabe ao bibliotecário coordenar e administrar bibliotecas e recursos informacionais que servem de suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“O bibliotecário é responsável por montar, organizar e preservar acervos de fontes de informação físicas e virtuais que atendam às necessidades da comunidade acadêmica e dos cursos oferecidos pela universidade, contribuindo com os processos de ensino-aprendizagem e com a formação do aluno pesquisador”, diz. Este profissional também atua como mediador e assistente informacional para identificar necessidades e buscar informações pertinentes às pesquisas acadêmicas e desenvolve programas de capacitação: treinamentos em bases de dados, normalização, direito autoral, inclusão digital, entre outras atividades.

Dia do Bibliotecário – Instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, o Dia do Bibliotecário é comemorado em todo o território nacional em 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.