Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro na Reitoria da Univasf discutiu a criação de mais uma Universidade Federal na Bahia

Notícias

Encontro na Reitoria da Univasf discutiu a criação de mais uma Universidade Federal na Bahia

publicado: 07/06/2023 15h37 última modificação: 07/06/2023 15h38

Aconteceu, na tarde de ontem (6), um encontro entre o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Telio Nobre Leite e os professores que integram as mobilizações para a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB). O encontro teve como objetivo principal apresentar o projeto de criação da nova universidade, projeto que atualmente encontra-se em análise técnica no Ministério da Educação (MEC).

No encontro, foram apresentadas as principais ações que estão sendo desenvolvidas, as audiências públicas nos territórios e o calendário de mobilizações. Estiveram presentes os professores Maurício Alfaya, Francisco Rêgo, Reginaldo Junior e Augusto Lima. Para o professor da Univasf Francisco Gabriel Rêgo, integrante do grupo composto por professores e lideranças que atuam no projeto, o apoio institucional da Universidade será fundamental para a realização desse sonho. “São mais de dez anos de luta e a experiência de criação da Univasf é fundamental para a implantação da UFNB”, disse. 

Segundo o reitor Telio Nobre, a luta pela criação de uma nova Universidade Federal na Bahia marca um momento significativo para o Brasil, sinalizando para a importância que as políticas públicas de interiorização da universidade tiveram nos últimos anos. “A Univasf é fruto desse processo, sendo hoje um exemplo para os novos projetos que buscam interiorizar a universidade pública no nosso país”, afirmou o reitor. 

A chamada Mesorregião do Nordeste baiano engloba 70 municípios e mais de dois milhões e meio de habitantes, envolvendo quatro territórios de identidade: Bacia do Jacuípe, Semiárido Nordeste II, Sisal e Litoral Norte e Agreste Baiano.