Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro Unir sem Reunir discutirá saúde mental com estudantes e servidores do Campus Serra da Capivara

publicado: 08/04/2020 17h32 última modificação: 08/04/2020 17h32
Renata Freitas

A ordem do momento é isolamento. Isto não precisa significar, necessariamente, solidão! Especialmente enquanto a tecnologia puder ser usada a favor da aproximação entre as pessoas. E com este intuito de aproximá-las, neste período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, será realizado nesta quinta-feira (9) o encontro online Unir sem Reunir. O evento virtual está direcionado a estudantes e servidores do Campus Serra da Capivara, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O Unir sem Reunir será realizado a partir das 16h e a proposta é discutir o tema “Saúde Mental no Isolamento Social”. Há 50 vagas disponíveis e os interessados devem se inscrever pelo e-mail natalia.serafim@univasf.edu.br, informando seu nome e, no caso de estudantes, o curso. A concepção do evento partiu da psicóloga Natália Serafim da Silva, que atua no Campus Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato (PI). Ela propôs essa conversa virtual diante da necessidade de se criar estratégias de prevenção em saúde mental, que possam contribuir para evitar, ao máximo, o desenvolvimento de sintomas que possam se agravar nesse momento, que traz ansiedade para toda a população frente ao desconhecido.

A atividade será realizada como web conferência pelo aplicativo Skype. Desta forma, todos poderão se ver e se ouvir, estando juntos e ao mesmo seguramente separados. Os inscritos receberão um link para acesso à conferência no horário determinado. A expectativa é que o Unir sem Reunir tenha duração de uma hora e meia.

Para Natália, o encontro será importante para tentar minimizar, como também prevenir, os agravos em saúde mental. “Algum nível de ansiedade é natural e até mesmo esperado, mas é importante adotarmos estratégias para minimizar os sintomas mais patológicos que podem vir a se desenvolver. O cuidado com a nossa saúde mental deve ser constante”, enfatiza.

A psicóloga também frisa que o encontro online possibilitará aos participantes um espaço para troca de informações, sugestões e esclarecimentos de dúvidas da comunidade acadêmica acerca de estratégias para cuidados em saúde mental nesse momento, bem como para compartilhamento de experiências e fortalecimento da comunidade do Campus Serra da Capivara.