Notícias
Projeto Cactus Rockets Design da Univasf realiza divulgação científica em escolas da região
A equipe Cactus Rockets Desing faz exposição de protótipos de foguetes em escola de Juazeiro.
Richard Phillips Feynman, pioneiro da eletrodinâmica quântica, foi um dos mais renomados físicos teóricos do século XX e é amplamente reconhecido também por sua contribuição à divulgação científica. Em homenagem ao seu legado, o Projeto de Extensão Cactus Rockets Design da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nomeou uma de suas atividades de “Projeto Feynman”. O objetivo dessa ação é aproximar estudantes de escolas públicas e privadas da região de temas fundamentais das ciências, como a física e química. Na tarde de hoje (17), a equipe Cactus Rockets participa da feira de ciências do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (Codefas), em Juazeiro (BA), com exposição de protótipos de foguetes, além da promoção de oficinas e palestras.
O Projeto Feynman envolve a realização de minicursos, palestras e exposições voltados para professores e estudantes do ensino fundamental e médio, abordando temas como foguetes, experimentos científicos, o papel do engenheiro no desenvolvimento de pesquisas e a importância de estudar ciências. Além desse projeto, todas as atividades desempenhadas pela Cactus Rockets Design, como ações sociais, desenvolvimento de produtos, protótipos e programas, carregam no título homenagens a cientistas renomados, como os foguetes Marie, Pierre e Kepler, e o programa Sagan.
O estudante do 4º período do curso de Engenharia de Produção, Breno Souza Pizolitto Silva, participa da Cactus Rockets Design desde o início de 2023 e acredita que o projeto desempenha um importante papel social para os jovens. “É uma maneira filantrópica de a equipe compartilhar conhecimentos, pois a Cactus não é apenas sobre aprender e competir, mas também sobre incentivar estudantes da educação básica a ingressarem na universidade, se interessarem por tecnologia, inovação e ciência. E, de alguma forma, deixar um legado àqueles que fizeram o projeto acontecer”, afirma o membro da equipe.
Para o coordenador Cactus Rockets Design, Henrique Takashi, essa ação é fundamental para manter a inserção e a rotatividade de estudantes como membros da equipe, além de representar a extensão da Univasf na região do Vale do São Francisco. “É essencial que as ações de divulgação científica atraiam novos integrantes e estimulem a pesquisa de materiais, o desenvolvimento de atividades, a organização de cronogramas, o amadurecimento para palestrar em público e até campanhas de marketing. Como orientador do projeto, é uma satisfação imensa poder trazer novas temáticas com estudantes engajados de vários cursos de graduação e trabalhar para o enriquecimento da região”, comenta.
Fundada em 2019 por estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Univasf, a Cactus Rockets Design tem como objetivo a construção de foguetes modelo a fim de participar de competições nacionais e internacionais. Atualmente, a equipe do projeto é composta por 29 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, de Produção e da Computação. A iniciativa busca desenvolver e aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação, elaborando pesquisas e projetos na área aeroespacial. Mais informações sobre a Cactus Rockets Design podem ser encontradas no Instagram.