Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe de estudantes das Engenharias da Univasf vence Bahia Innovate Summit 2025 na categoria EmbarcaTech

Notícias

Equipe de estudantes das Engenharias da Univasf vence Bahia Innovate Summit 2025 na categoria EmbarcaTech

publicado: 13/11/2025 17h26 última modificação: 13/11/2025 17h26

Uma equipe formada por estudantes das Engenharias Elétrica, Mecânica e da Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) venceu a categoria EmbarcaTech, no Bahia Innovate Summit 2025 (BIS), com o protótipo E.R.A. - Energy Refrigeration Analyzer, uma solução para monitoramento em tempo real da saúde e eficiência de sistemas de refrigeração via Internet das Coisas (IoT). O BIS foi realizado pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Cepedi), em Salvador, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. O projeto foi desenvolvido pela equipe 4K Energy durante o programa EmbarcaTech - Residência Tecnológica em Sistemas Embarcados, oferecido na Univasf, no Campus Juazeiro.

A 4K Energy é formada pelos estudantes Marco Antonio de Jesus Saturnino, de Engenharia Elétrica; João Felipe Teles Monte, de Engenharia Mecânica; e Pedro Henrique Carvalho Felix e Thalles Inácio Araújo, ambos de Engenharia da Computação. A ideia do protótipo surgiu na etapa de residência do programa EmbarcaTech, durante a qual os discentes passam a atuar junto a empresas reais, desenvolvendo soluções voltadas às demandas do mercado. Foi nesse contexto que uma empresa parceira do Cepedi apresentou um desafio relacionado à eficiência energética, dando origem ao E.R.A.

Durante o projeto, os estudantes foram orientados pelo egresso do curso de Engenharia Elétrica da Univasf Giovanni Antherreli Lima da Silva. O E.R.A monitora a eficiência dos sistemas de refrigeração em tempo real, fazendo o diagnóstico automático via Inteligência Artificial e atuando na prevenção de falhas e otimização de consumo energético. A solução, de acordo com os estudantes, foi desenvolvida para beneficiar principalmente empresas de pequeno e médio porte.

“Para nós, essa conquista representa a confirmação de que estamos no caminho certo. O BIS reuniu projetos de altíssimo nível de várias partes da Bahia e alcançar o primeiro lugar nesse contexto é muito significativo. É uma motivação extra para continuarmos desenvolvendo soluções que unam tecnologia, eficiência e impacto real”, disse Marco Antonio de Jesus Saturnino. Como premiação, a equipe ganhou um curso da Alura, plataforma brasileira de cursos online voltados para tecnologia, design e negócios digitais, além de viagem para conhecer as instalações do Instituto de Tecnologia (FIT) e as instalações da Hardware Brasil.

O EmbarcaTech é um programa de capacitação profissional técnica destinado a estudantes de nível superior em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e áreas correlatas, focado em tecnologias de Sistemas Embarcados que proporciona experiências práticas no desenvolvimento de sistemas embarcados e empreendedorismo tecnológico. O programa possui turmas em diferentes universidades do Nordeste, tendo 20 discentes bolsistas na Univasf.

“Os estudantes da Univasf têm se destacado pela capacidade de conceber e implementar soluções tecnológicas inovadoras ainda durante a graduação. A parceria entre a Univasf e o projeto EmbarcaTech vem gerando resultados expressivos, contribuindo para elevar ainda mais o nível dos projetos de inovação e extensão conduzidos na universidade”, comentou o professor do Colegiado de Engenharia Elétrica, instrutor e coordenador do EmbarcaTech na Univasf, Ricardo Menezes Prates.

“A premiação dos nossos estudantes no Bahia Innovate Summit reforça a relevância e a qualidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas áreas de Sistemas Embarcados, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, campos emergentes e de grande potencial no contexto da engenharia”, disse Prates sobre a conquista. Mais informações sobre o E.R.A. podem ser encontradas na página do Instagram da 4k Energy.