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Equipe F-Carranca da Univasf participa da 18ª Competição SAE – Brasil AeroDesign
Começou hoje (3) a 18ª Competição SAE – Brasil AeroDesign e a equipe de aeromodelismo F-Carranca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participa pela quinta vez do evento. Este ano, o SAE – Brasil AeroDesign acontece no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira (FAB), em São José dos Campos (SP). Até domingo (6), 68 equipes formadas por estudantes de Engenharia de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de outros países disputam a competição.
O SAE – Brasil AeroDesign visa possibilitar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas. Os participantes se envolvem com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes até o evento, quando apresentam suas aeronaves no evento e participam de uma série de provas durante a competição.
Composta por estudantes dos cursos de Engenharia da Univasf sob a coordenação do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica Luiz Mariano Pereira, a equipe F-Carranca constrói aeronaves controladas por rádio. De acordo com o coordenador do projeto, a expectativa para esta edição é de melhorar a marca da equipe F-Carranca em relação aos anos anteriores. “O nosso avião está bem construído, dentro dos padrões exigidos, que este ano foi mais dificultado. E nós queremos ficar entre os melhores”, afirma Pereira.
A criação do F-Carranca surgiu em 2009 a partir da ideia do professor do Colegiado de Engenharia Mecânica José Bismark. Ele desejava unir conhecimentos teóricos e práticos para a montagem de aeronaves, mas a primeira equipe só foi formada em 2012. Na primeira participação no SAE – Brasil AeroDesign a equipe esteve entre as melhores. “O F-Carraca levou para o âmbito nacional o nome da Univasf e representa muito bem o Nordeste”, conta Antônio Almeida, estudante do 10º período de Engenharia Mecânica e líder da equipe atual.
Na competição do ano passado, a equipe atingiu a 12ª posição. Este percurso é fruto de um longo período de trabalho que tem início com o lançamento do regulamento da competição SAE – Brasil. “A partir do edital iniciamos as fases de projetos que consiste em planejamento da aeronave, projeto e confecção”, diz Caio Guimarães, estudante do 6º período de Engenharia Mecânica.
Para o avião finalmente alçar voo e participar de competições é construído um protótipo que passa por inúmeros testes. “Se percebermos que o protótipo não era o esperado, refazemos o projeto e construímos um novo protótipo até que estejamos satisfeitos com a qualidade da aeronave”, aponta Antônio. O professor Luiz Mariano revela não interferir diretamente no andamento da construção das aeronaves, mas acompanha o trabalho de perto, ajudando na tomada de decisões e na logística.
Os estudantes que integram o projeto ressaltam a importância da iniciativa para sua formação. “A participação no projeto ajuda na tomada de decisões, faz com que esse senso crítico de resolução de problemas, de criar soluções se torne mais intuitivo, para que a gente possa se familiarizar com o ambiente no qual o engenheiro estará imerso depois de formado”, analisa Antônio Almeida. Ver o avião voando como o planejado é a melhor sensação, segundo Sivanildo Macário, aluno do 6º período de Engenharia Mecânica. “Quando vejo que o avião voou e a gente alcançou nosso objetivo, me sinto feliz. Todo nosso esforço é recompensado e isso é muito gratificante”.
Para Caio Guimarães, o projeto proporciona maturidade aos participantes. “Faz com que de fato a gente aplique os conhecimentos teóricos vistos nas aulas. Temos a oportunidade de projetar e ver o avião funcionando”, diz. Foi por meio do projeto que ele percebeu que estava no curso certo. “Quando vi o avião voando pela primeira vez, eu nasci como engenheiro. O sentimento é inexplicável, você se sente realizado”, revela.
SAE – Brasil AeroDesign – Promovida pela SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), vinculada à SAE International, uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos, a competição acontece nos Estados Unidos desde 1986. No Brasil, o evento passou a ser realizado a partir de 1999.