Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe FSAE Carcará da Univasf conquista primeiro lugar em categoria da 19ª Competição de Fórmula SAE Brasil

publicado: 10/08/2023 11h39 última modificação: 10/08/2023 11h39
Nicole Muniz

Equipe FSAE Carcará e o primeiro carro desenvolvido pela equipe.

A equipe de Fórmula SAE Carcará da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) viajou para Piracicaba (SP) no dia 28 de julho com apenas um objetivo: representar o Nordeste na 19ª Competição de Fórmula SAE Brasil. Por serem estreantes na competição e terem competido com o primeiro carro desenvolvido pela equipe, a expectativa era passar apenas no selo de inspeção, mas passaram em todos os quatro (inspeção, inclinação do carro, ruído e freios) e se consagraram campeões na categoria “Apresentação de Projeto” na modalidade Combustão. A competição é realizada pela Society of Automotive Engineers (SAE) Brasil e aconteceu no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, de 2 a 6 de agosto.

Participaram desta edição na categoria Combustão 46 equipes de diversas Instituições de Ensino Superior do país e a FSAE Carcará ficou em 19° lugar na classificação geral do evento em 2023. A equipe também participou da edição anterior da Fórmula SAE Brasil, mas somente com o projeto do carro. O protótipo que competiu esse ano foi inteiramente desenvolvido em um período de apenas oito meses.

Segundo a idealizadora do projeto e docente do Colegiado de Engenharia Mecânica (Cenmec) da Univasf, Edna Santiago Benta, a classificação do carro na competição foi uma surpresa pois, além de ser estreante, a FSAE Carcará disputou com equipes já experientes e obteve resultados positivos. “A participação esse ano, bem como a colocação, mostrou o quanto eles são capazes, profissionais e extremamente inteligentes. Houve vários problemas técnicos durante a prova e eles conseguiram resolver todos”, conta a professora.

Para o capitão da equipe e estudante do 8° período de Engenharia Mecânica da Univasf, Leonardo Santos de Andrade Filho, a colocação na competição foi uma grande vitória para eles e para o Nordeste. A expectativa é que o FSAE Carcará se torne referência em Fórmula SAE na região e no Nordeste e dessa forma e a Univasf um polo de desenvolvimento universitário em Motorsport e Engenharia Automotiva. “Estamos unidos e focados em alcançar colocações maiores com essa premiação. Mesmo sendo uma equipe estreante, conseguimos a confiança necessária para almejar o Top 5”, afirma.

Composto por estudantes dos cursos de Engenharia da Univasf, o projeto de extensão FSAE Carcará foi fundado em 2018 e tem como objetivo expandir habilidades dos discentes. A iniciativa também visa dar visibilidade à região do Vale do São Francisco no setor automobilístico e às diversas engenharias envolvidas no projeto.