Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Erisipela e celulite são tópicos abordados no novo episódio do podcast Além da Pele

publicado: 25/02/2022 12h22 última modificação: 25/02/2022 12h22
Júlia R. Mendes

Erisipela e celulite são duas infecções com características semelhantes que se desenvolvem quando bactérias conseguem ultrapassar a barreira da pele, invadindo e infectando os tecidos subcutâneos. Com o intuito de esclarecer as principais dúvidas sobre essas infecções, elas viraram pauta do podcast Além da Pele, realizado pela Liga Acadêmica de Dermatologia (Laderme) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O novo episódio “Erisipela x Celulite: você sabe diferenciar?”, que já está disponível para ser reproduzido, aborda como distinguir as infecções, quais os tratamentos, diagnóstico, entre outros tópicos.

A convidada do episódio 10 é a médica dermatologista Fabiana Paixão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). A erisipela é caracterizada por ser uma infecção cutânea geralmente causada pela bactéria Estreptococos pyogenes, que penetra a pele através de um ferimento prévio. Já a celulite é mais causada pela bactéria Estafilococos. Mais informações neste episódio do Além da Pele, que pode ser encontrado, junto com os demais, nas plataformas Spotify, Anchor, Google Podcasts, Breaker, Pocket Casts e Radiopublic.

O Além da Pele é um podcast sobre saúde e bem-estar criado pelos estudantes que compõem a Liga Acadêmica de Dermatologia (Laderme) da Univasf. O podcast já abordou assuntos como vitiligo, preenchimento facial, hanseníase e muitos outros. A Laderme aceita sugestões de temas para os episódios futuros. Os ouvintes podem enviar suas sugestões para o Instagram da Liga Acadêmica, onde também é possível acompanhar as atividades da Laderme.