Notícias
Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit)
O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) está com inscrições abertas para o Exame Nacional de Acesso (ENA 26) para ingresso no ano letivo de 2026. Ao todo, estão sendo ofertadas 499 vagas em todo o país. Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), serão disponibilizadas 10 vagas, sendo 8 de ampla concorrência, 1 para pessoa com deficiência e 1 para servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da instituição. Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de outubro.
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio da página nacional do programa. A taxa de inscrição é de R$ 350,00. No momento da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico com seus dados pessoais, de contato e demais informações exigidas na Chamada para Seleção de Estudantes. Poderão se inscrever candidatos graduados em qualquer curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou estudantes concluintes do último semestre ou ano da graduação. Nestes casos, a matrícula só será efetivada mediante apresentação do diploma ou documento provisório.
O ENA 26 será realizado em duas etapas. A primeira consiste em uma prova nacional, de caráter eliminatório e classificatório, que será aplicada no dia 8 de novembro de 2025, às 14h (horário de Brasília), em ambiente virtual. A avaliação terá duração de 1h30 e será composta por 20 questões de múltipla escolha sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação. Serão aprovados para a segunda etapa os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5,0.
Os candidatos aprovados e classificados na etapa um deverão encaminhar, conforme os procedimentos do Ponto Focal selecionado na inscrição e dentro do prazo previsto no edital, toda a documentação pessoal e comprobatória referente ao currículo em um único arquivo PDF, com tamanho máximo de 10 MB. Entre os documentos exigidos estão cópias do CPF e documento de identidade; diploma de graduação ou comprovante de conclusão/declaração de concluinte; histórico escolar; currículo extraído da Plataforma Lattes; além do Formulário de Barema (Anexo 4-B) devidamente preenchido, acompanhado das cópias comprobatórias organizadas na ordem estabelecida.
A segunda etapa será a análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório, que ocorrerá de 1º a 3 de dezembro de 2025, sob responsabilidade das Comissões Acadêmicas Institucionais (CAIs) de cada Ponto Focal. O resultado preliminar está previsto para até 12 de dezembro de 2025. As matrículas dos aprovados ocorrerão conforme o calendário acadêmico de cada instituição. As aulas terão início em 2026.
Mais informações podem ser consultadas no site do Profnit.
