Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante da Univasf é única representante de Pernambuco na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Zootecnia

publicado: 09/04/2024 14h48 última modificação: 09/04/2024 14h48

A estudante do 6º período do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Andréia Ambrósio Guimarães participou da etapa nacional Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ), com prova realizada na última terça-feira (2). A discente, orientada pelo docente do Colegiado de Zootecnia (Czoo) Fábio Nunes Lista, foi a única representante de Pernambuco na competição, depois de passar pelas etapas local e estadual. A OBZ é promovida pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e premiará os três primeiros colocados na olimpíada. O resultado da fase nacional será divulgado no dia 24 de abril.

A prova da etapa local aconteceu em novembro de 2023 e a etapa estadual no dia 28 de fevereiro. As provas de todas as etapas abordaram os conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Zootecnia e questões da atuação profissional na área. Andréia Ambrósio participou da etapa local em grupo, porém a equipe não alcançou a média necessária para seguir para a próxima fase. Como integrante do grupo com maior média individualmente, a estudante passou para as etapas estadual e nacional na modalidade individual.

Andréia considerou a etapa nacional a mais difícil com temas que ela ainda não viu no curso, pois apesar de estar no sexto período, participou na modalidade de estudante veterano. “A maioria das culturas abordadas ainda não tinha visto, mas fiz dentro do possível e estou feliz só de ter chegado até a nacional.  Mesmo estando na metade do curso, adquiri uma bagagem muito boa até agora e sei que posso melhorar cada vez mais, não apenas em sala de aula, mas dentro dos setores da Universidade e acompanhando os professores”, contou a discente.

O orientador da estudante Fábio Lista ressaltou a dedicação dela para alcançar o resultado nesta edição da ABZ. “O desempenho de Andréia é fruto de sua dedicação em relação ao aprendizado adquirido, não só na sala de aula mas também no setor de produção, em especial ao setor de bovinocultura, no qual sou o supervisor. Este resultado também demonstra que os professores estão realizando ótimo trabalho na transferência do saber, o que confere ao curso de Zootecnia a qualidade nos aspectos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão”, disse.

registrado em: , ,