Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante da Univasf teve pesquisa premiada no 10º Simpósio Internacional de Nutrição e Saúde de Peixes 2023

publicado: 21/11/2023 15h03 última modificação: 21/11/2023 15h03

Analisar a hematologia de tilápias criadas em um novo sistema bioflocos, técnica de produção de alimento vivo na água, através de multiplicação de micro-organismos para alimentar peixes e camarões. Com esta ideia inovadora foi realizada a pesquisa do estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) João Honorato da Silva, que recebeu o prêmio Dr. Newton Castagnolli, sob forma de menção honrosa, como melhor trabalho de inovação, no 10º Simpósio Internacional de Nutrição e Saúde de Peixes 2023 (AquaNutri 2023). O evento aconteceu no período de 8 a 10 de novembro, na cidade de Botucatu (SP) e reuniu pesquisadores da área de nutrição e saúde de peixes e áreas relacionadas.

No Simpósio, foram premiados os melhores trabalhos de quatro categorias: graduação, mestrado, doutorado e inovação. Esta última é uma honraria concedida pelo prêmio Dr. Newton Castagnolli e que foi recebido pelo estudante da Univasf na edição deste ano. Intitulado “Hematology of juveline Oreochromis niloticus raised in a biofloc system with multiplication of Bacillus subtilis” (Hematologia de tilápia Oreochromis niloticus criados em sistema de bioflocos com multiplicação de Bacillus subtilis), o trabalho foi apresentado sob forma oral na área de nutrição e saúde de peixes e teve como objetivo avaliar a hematologia de tilápias em sistema bioflocos com multiplicação de Bacillus subtilis.

O estudo foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Aquicultura (Nepaqui) e orientado pelo professor do Colegiado de Zootecnia e do PPGCA da Univasf Jose Fernando Bibiano Melo. Segundo Melo, existem duas metodologias aplicadas no cultivo de peixes e camarões utilizando a tecnologia de bioflocos (BFT) no Brasil, uma feita no Sul do país e outra realizada no Nordeste. O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da Univasf criou uma nova técnica, utilizando a multiplicação de micro-organismos em biofábrica, método mais eficiente e de baixo custo.

“Utilizamos uma multiplicação de um único micro-organismo, a bactéria Bacillus subtilis, para a formação de flocos em pouco tempo comparado ao método convencional. A biofábrica torna-se mais eficiente por otimizar o tempo de cultivo e preparar o animal para um ganho de peso final ideal para o mercado produtor. Além disso, devido a essa multiplicação, podemos comprovar que o animal permaneceu resistente a agentes patogênicos”, explica o estudante premiado, João Honorato da Silva.

O orientador da pesquisa ressalta o diferencial do trabalho ao enfatizar tanto a produção quanto a saúde animal. “A pesquisa é extremamente importante pois ela contempla a saúde da tilápia e não somente a sua produção. Esta inovação foi o que favoreceu a premiação e o reconhecimento do nosso trabalho”, explica Melo. O docente também destaca a relevância do trabalho para a cadeia produtiva. “O mais importante é que o trabalho vai atender tanto pequenos e médios quanto grandes produtores rurais, que produzem camarão e peixe. A gente vai atender praticamente todos os segmentos da sociedade que trabalham nesta área de produção animal”, enfatiza Melo.

Nepaqui - O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Aquicultura da Univasf surgiu em meados de 2008, com o objetivo de maximizar os estudos acerca da aquicultura, nutrição, fisiologia e metabolismo de peixes, sob coordenação e orientação do professor José Fernando Bibiano Melo. Atualmente, conta com uma equipe de oito integrantes, sendo três doutorandos, três mestrandos e um graduando de Iniciação Científica, além do coordenador. O núcleo fica localizado no Campus Ciências Agrárias (CCA), possuindo galpão experimental de produção, galpão de fábrica de ração e laboratório de análises e pesquisa.