Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante da Univasf participa do Programa Bolsas de Verão do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

publicado: 16/01/2024 14h36 última modificação: 16/01/2024 14h42

Jefferson Felipe Moreira está desenvolvendo um plano de trabalho sobre Células Tumorais Circulantes.

Caracterização de modelos in vitro e in vivo de células metastáticas para o estudo de Circulating Tumor Cells (Células Tumorais Circulantes) (CTCs). Este é o título do trabalho que está sendo desenvolvido pelo estudante Jefferson Felipe Moreira de Sousa do curso de Farmácia, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas (SP). Sousa está entre os 31 estudantes selecionados para participar do 31º Programa Bolsas de Verão (PBV), que tem o objetivo de difundir ciência e estimular jovens estudantes a seguirem carreiras científicas e de desenvolvimento tecnológico. As atividades iniciaram dia 5 de janeiro e vão até o dia 1º de março.

O plano de trabalho elaborado por Sousa, que está no 8º período de Farmácia, está sendo executado no grupo Biologia do Câncer, no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do CNPEM, que desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos. Falando sobre a pesquisa realizada, o discente ressalta sua relevância. “Circulating Tumor Cells são células tumorais desprendidas do sítio primário e desempenham papel crucial na metástase, correlacionando-se diretamente com a sobrevida em câncer de mama. Ao aprofundarmos nosso entendimento na biologia das CTCs, identificamos novas formas de detecção e perspectivas para terapias inovadoras contra o câncer metastático”, conta.

“É desafiador executar um plano complexo em dois meses, mas é um crescimento acadêmico e pessoal único, é algo fora da curva. Quero continuar na área acadêmica, realizar um pós-graduação e experiências como essas são oportunidades que não podem escapar”, relata Sousa que na Univasf, desenvolve o plano de trabalho intitulado “Avaliação da eficácia antitumoral e toxicidade de lipossomas pH-sensíveis contendo CBD no tratamento de camundongos portadores de Sarcoma 180”, no Núcleo de Nanotecnologia Farmacêutica e Patologia Experimental (NanoPex), coordenado pelas professoras do Colegiado de Farmácia (Cfarm) Rosemairy Mendes e Talita Gonçalves. Ele afirma que sua experiência no PBV contribuirá para o desenvolvimento de sua pesquisa na Universidade. “No Programa estou executando protocolos que não conseguimos realizar na Univasf por conta da estrutura. Além disso, estou criando uma rede de contato que possibilita parcerias”, afirma.

O Programa Bolsas de Verão é destinado a estudantes matriculados em cursos de graduação das áreas de Ciências Exatas e da Terra (incluindo Engenharias e Tecnologias) e Ciências Biológicas e da Saúde de instituições universitárias localizadas em países da América Latina e Caribe. Sousa destaca a importância de ter sido aprovado para participar desta edição. “Está sendo uma experiência única na minha vida acadêmica. Fazer parte de uma rotina de um laboratório nacional e trabalhar com pesquisa básica e aplicada com os maiores pesquisadores e complexo de pesquisa do Brasil é algo inexplicável”, diz.

CNPEM – O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais é uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O Centro fomenta a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico de alta performance na América Latina, nas áreas de ciência dos materiais, biociências, nanotecnologia e bioenergia. Possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. Pesquisadores do Brasil e do exterior utilizam instalações de pesquisa dos Laboratórios Nacionais do CNPEM para realizar experimentos que não podem executar em suas instituições de origem.

registrado em: , ,