Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Univasf apresentarão em Libras Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Defesa será realizada amanhã (11), às 14h, no Campus Sede, em Petrolina

publicado: 10/09/2018 17h25 última modificação: 11/09/2018 09h27
Mônica Santos

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a segunda língua oficial do Brasil. Ela pode ser utilizada, assim como o português, em diversas situações, como na defesa de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). E Libras foi a língua escolhida pelos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Getro Barbosa dos Reis, Ana Lucia Marques da Silva e Edina Oliveira Silva para apresentar seu TCC em Pedagogia, intitulado “Educação de surdos em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE): uma análise comparativa”. A banca será realizada amanhã (11), às 14h, na sala de tutoria da SeaD, no Campus Sede, em Petrolina (PE), e é aberta ao público.

O trabalho é requisito final para conclusão do curso de Pedagogia, ofertado pela Secretaria de Educação a Distância (SeaD). Esta será a primeira vez que uma defesa de TCC será apresentada integralmente em Libras na Univasf. Outras bancas já ocorreram na instituição com tradução para Libras. Na banca de amanhã, haverá tradução para português.

O TCC, elaborado na forma de artigo, aborda as práticas de educação inclusiva nas escolas de Petrolina e Juazeiro através de um recorte histórico e da caracterização dos progressos e retrocessos na área. A banca será composta pela professora da Univasf, Karla Daniele de Sá Maciel Luz, pela professora surda da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) Verena Gila Fontes, e pelo orientador Alex Sandrelanio dos Santos Pereira.